Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
4
Branded Content

Dr. João Quevedo: 21 anos a serviço da saúde mental

Por INSTITUTO DE NEUROCIÊNCIAS DR. JOÃO QUEVEDO 03/09/2021 - 08:03Atualizado em 03/09/2021 - 08:15 * Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em 2021, o Instituto de Neurociências Dr. João Quevedo (InJQ) comemora 21 anos de história no sul catarinense, desde a chegada do Dr. João Luciano de Quevedo à Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) até a expansão do instituto em diversas Unidades de Psiquiatria Intensiva, passando pelas lideranças em frentes estaduais e internacionais.

Apesar da constituição do InJQ como pessoa jurídica ter ocorrido apenas em 2015, a história se inicia em 28 de agosto de 2000, data da contratação do Dr. Quevedo como professor na Unesc, onde participou da construção do curso de Medicina e onde fundou o Laboratório de Psiquiatria Translacional, referência internacional na pesquisa em Depressão e Transtorno Bipolar, além de ter se tornado coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, das Clínicas Integradas e do Curso de Medicina.

Em 2014, o Dr. Quevedo assumiu o desafio de ter uma posição acadêmica nos Estados Unidos (EUA), pela Universidade do Texas (UTHealth), em Houston, onde se tornou vice-chefe do Departamento de Psiquiatria e Ciências do Comportamento, diretor da Clínica de Depressão Resistente ao Tratamento e diretor do Programa de Psiquiatria Translacional.

O Instituto InJQ
 
Depois de 15 anos de uma felizmente bem sucedida atuação médica individual, o InJQ nasceu da ideia de construir uma instituição de referência na assistência, no ensino e na pesquisa em Neurociências. Na época em que Dr. Quevedo começou a carreira internacional, o InJQ contou comigo, Dr. Gustavo Feier, como diretor técnico médico, à medida que nossa equipe multiespecializada crescia, e o instituto ganhava cada vez mais corpo, a partir de três pilares:

  • A Assistência Clínica em Psiquiatria é realizada por meio de 3 unidades ambulatoriais (em Criciúma, Araranguá e Turvo) e 1 unidade de internação (Turvo). Nessas unidades, um time multidisciplinar se dedica às múltiplas áreas da Psiquiatria.
  • No Ensino, temos os Ciclos de Avanço em Neurociências e Saúde Mental, além de um Curso de Especialização em Saúde Mental, esse conveniado com a Unesc.
  • A Pesquisa se efetua em parceria com a indústria farmacêutica, por meio de ensaios clínicos que testam tratamentos inovadores.

Hoje, a equipe do InJQ se constitui de médicos com muito boa formação e com uma disposição para continuar aprendendo de forma continuada, agora sob a direção técnica médica dos colegas Dr.ª Kelen Recco (na unidade de Criciúma), Dr.ª Ritele Hernandez da Silva (em Araranguá) e Dr. Rafael Arceno (em Turvo).

A estrutura descentralizada e o dinamismo da operação com o foco no paciente são os diferenciais que têm nos permitido crescer e nos consolidar na Psiquiatria para todo o Sul Catarinense.


Dr. Gustavo Feier
Médico Psiquiatra
CRM-SC 14.317 | RQE 18.994