Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Divergência na implantação da escola militar

Deputado afirma que processo está encaminhado para Criciúma. Gerência regional não confirma
Por Émerson Justo Criciúma, SC, 23/02/2019 - 08:08
Secretário Natalino Uggioni / Foto: Luana Mazzuchello / Rádio Som Maior / Arquivo
Secretário Natalino Uggioni / Foto: Luana Mazzuchello / Rádio Som Maior / Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O projeto de implantação de uma escola militar em Criciúma está adiantado. Foi, ao menos, o que garantiu o deputado estadual Jessé Lopes (PSL) no Programa Adelor Lessa dessa sexta-feira na Rádio Som Maior. Segundo o parlamentar, falta apenas a autorização do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Araújo Gomes, para que os trabalhos iniciem já em 2020.

“Já conseguimos o aval da secretaria do Estado, com o secretário Natalino, já conseguimos o aval aqui na Gered, já tínhamos na Polícia Militar, o que falta agora é com o secretário-geral. Precisamos mostrar para ele quanto é importante ter uma escola militar aqui e o quanto vai favorecer os criciumenses, principalmente o pessoal do bairro”, relata. A unidade prioritária para a implantação seria a Escola Heriberto Hülse, no Bairro Próspera.

A Gerência Regional de Educação (Gered), porém, desconhece tal avanço para o tema. “Não sei qual a fonte dele, mas não tenho informações e o assunto não esteve em pauta na reunião com o secretário. Eu sei que existe um desejo do Governo de criar mais colégios militares em Santa Catarina e em Criciúma, mas não tenho nenhuma orientação da secretaria em relação a isso”, disse a gerente Ronisi Guimarães, após uma reunião que manteve na tarde desta sexta em Florianópolis com o secretário de Educação do Estado, Natalino Uggioni.

A discussão posterior sobre o assunto não é descartada pela gerente, mas ela não garante que vá realmente ocorrer a implantação do colégio. “Eu estou há 15 dias na gerência e ainda não tenho como falar disso porque não discutimos o assunto e não sei de dados. Eu acredito que em março, em um encontro de dois dias que vai ter com todas as gerências, eu terei mais informações, mas até lá não tem nada. No encontro vai ter diretores de ensino e de gestão, então poderemos discutir”, frisa.

Recursos para a região

Esteve na pauta da conversa com o secretário nesta sexta a busca por recursos para demandas emergenciais em escolas da região. Trataram, ainda, de metas e objetivos da Gered de Criciúma. “Todas as escolas do Estado fizeram uma solicitação do que é emergencial de reparos, mobiliários e materiais de subsídios e fui levar a solicitação à Secretaria de Educação. Foi uma conversa para pedir recursos para a região, mas não tem valores”, explica.

Ronisi conta que na segunda-feira será realizada uma reunião para iniciar o processo de verificação do que é necessário. “Até final da semana que vem vamos fazer o levantamento e encaminhar as solicitações. Vai ser enviado o pedido a cada setor, de obras, de recursos, enfim. Existe a possibilidade de conseguir esses recursos, mas não quer dizer que saia”, salienta.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito