Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Dia Mundial da Água: com gestão sustentável, Rio Deserto se destaca por reutilização de recursos hídricos

A água tratada é reutilizada em equipamentos de subsolo, limpeza e banheiros
Por Redação Criciúma, SC, 22/03/2021 - 12:42 Atualizado em 22/03/2021 - 12:46
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A preservação dos mananciais, o tratamento e reutilização da água proveniente da mineração de carvão, bem como o fornecimento de água tratada para a agricultura e indústria local são algumas das ações desenvolvidas pela Rio Deserto em se tratando de gestão sustentável dos recursos hídricos. Neste dia 22 de março, em que é celebrado, mundialmente, o Dia da Água, as iniciativas reforçam o compromisso da empresa com o desenvolvimento do Sul Catarinense.

Na Rio Deserto, os efluentes provenientes da mineração de carvão são tratados por meio de processos físico-químicos. O procedimento, que compreende técnicas como aeração, neutralização e sedimentação em bacias impermeabilizadas, é realizado nas Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs), localizadas nas próprias unidades de extração da empresa. A água tratada é reutilizada em equipamentos de subsolo, limpeza e banheiros. O excedente também é reaproveitado na indústria local e na agricultura, atendendo totalmente às exigências da legislação ambiental.


Benefício para rizicultores e indústria local

Um estudo realizado na Unidade de Extração Mina 101, da Rio Deserto, localizada no município de Içara (SC), demonstra, por meio do levantamento de dados e monitoramentos ambientais, que o processo de extração de carvão mineral, quando realizado de forma gerenciada, com todos os cuidados ambientais, não interfere no comportamento dos recursos hídricos locais.

Prova disso é que, antes da implantação da unidade mineradora, a comunidade sofria com a escassez de água para manter a rizicultura e a indústria local (geralmente, utilizavam poços escavados). Após a implantação da mina, com a água tratada proveniente da mineração, houve melhoria das condições locais da comunidade, sendo ampliadas as áreas de cultivo de arroz. A indústria local também passou a utilizar a água no seu processo produtivo.

Empresa signatária do Movimento Nacional ODS SC

A atenção com os recursos hídricos é um dos fatores que inserem a Rio Deserto no Movimento Nacional ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) Santa Catarina. O tratamento e a reutilização da água atende ao ODS 12 (Consumo e produção responsáveis). A empresa se tornou signatária do movimento ODS em 2020 e também mantém iniciativas e projetos que atendem a objetivos como o ODS 3 (Saúde e bem-estar), ODS 4 (Educação de qualidade), ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura) e ODS 15 (Vida terrestre).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito