Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Dez escolas municipais de Criciúma já tiveram seus documentos antigos digitalizados

Objetivo da Secretaria de Educação é criar acervo das unidades de ensino
Por Redação Criciúma, SC, 29/11/2021 - 06:30 Atualizado em 29/11/2021 - 06:31
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A digitalização de documentos da rede pública de ensino de Criciúma já alcançou dez das 65 escolas municipais e Centros de Educação Infantil (CEIMs). Iniciado no ano passado, o procedimento realizado pela Secretaria Municipal de Educação vai incluir no acervo virtual decretos, cadastros de alunos e professores, fotos históricas, matrículas, entre outros documentos.

“Disponibilizar os documentos online facilita o acesso a eles, tanto para consultas como para pesquisas sobre a história da educação de Criciúma”, destacou a coordenadora geral da Secretaria Municipal de Educação, Cristiane Uliana Fretta.

Durante os meses de setembro e outubro, a equipe envolvida no projeto passou por capacitações teóricas e práticas de preservação e gestão documental, ministradas pelo Centro de Memória e Documentação da Unesc. Ao todo, foram instruídos aproximadamente 100 profissionais da educação.

Boletins, contas, diários e relatórios administrativos anuais também passarão pelo processo. "É um trabalho minucioso, mas importante. O tempo de digitalização varia de acordo com o estado de conservação e do volume de cada acervo, levando em conta também a idade da escola", explica o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim. De acordo com ele, os documentos físicos não serão descartados.

Os arquivos estão sendo armazenados em nuvem, em um drive elaborado em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). Os documentos são separados por escolas, sendo que cada uma possui sua senha de acesso ao próprio acervo, para garantir a segurança dos dados.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito