Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Desafios do cooperativismo de crédito são debatidos em Criciúma

Paulo Sérgio Neves de Souza, diretor de fiscalização do Banco Central do Brasil, abordou o tema para 300 dirigentes do Ailos
Por Redação Criciúma, SC, 23/08/2019 - 13:05
Paulo Sérgio Neves de Souza, do Banco Central, participou do evento / Divulgação
Paulo Sérgio Neves de Souza, do Banco Central, participou do evento / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Líderes de cooperativas de crédito de mais de 70 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estiveram reunidos nesta quinta-feira, 22, em Criciúma, para a ampliação e troca de conhecimentos. O Seminário de Dirigentes do Ailos está em sua quinta edição e é um evento itinerante que acontece a cada dois anos em cidades onde as cooperativas que fazem parte do sistema atuam. Protagonismo, Conexão e Inovação em Alto e Bom Som foi o tema escolhido este ano para ser explanado para aproximadamente 300 convidados. Um dos pontos altos do encontro foi a exposição de abertura ministrada pelo diretor de fiscalização do Banco Central do Brasil, Paulo Sérgio Neves de Souza. Ele apresentou os desafios e oportunidades do cooperativismo de crédito no país. A programação encerra nesta sexta-feira, 23.

Na ocasião, Souza, que atua na instituição desde 1998, traçou um panorama do Sistema Financeiro Nacional (SFN) dos últimos 10 anos e apresentou metas para serem realizadas até 2022. Entre elas, a maior participação das cooperativas no crédito, que deve passar de 8% para 20%, e o crescimento de 24% para 40% no crédito dos cooperados no Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), além do aumento no quadro associativo de pessoas com renda de até 10 salários mínimos. "Levar para os municípios os valores do cooperativismo, a educação, o relacionamento e o interesse pelo crescimento das comunidades é o grande diferencial dessas instituições para o sistema financeiro tradicional", enfatizou.

Protagonismo

Mostrar que todos são autores e fazedores das suas próprias histórias foram alguns dos objetivos do evento. Além de evidenciar esse protagonismo, conforme o diretor executivo da Central Ailos, Ivo Bracht, o encontro amplia e direciona o olhar dos líderes para o futuro. "São as estratégias, a troca de informações e o conhecimento trazido pelas palestras inspiradoras que motivam as boas práticas e a inovação", disse.

O seminário contou também com a presença de nomes como Carlos Alberto Júlio, Rogério Chér, Alberto Atusi Miyazaki e Martha Gabriel, escritora e consultora referência em marketing digital, que falou sobre inovação e criatividade na era digital. 

Cooperativa anfitriã

A Acentra, com sede em Criciúma, comemorou 20 anos de existência em 2019, conta com aproximadamente 13 mil cooperados e possui oito postos de atendimento. Para o presidente da organização, Dic Freire, é muito gratificante receber um seminário deste porte na cidade. "Nós, os cooperados e a comunidade só temos a ganhar. A presença de todos os dirigentes fortalece e consolida o pensamento de crescimento da cooperativa, assim como proporciona o compartilhamento de ideias e experiências", disse. 

Além de Criciúma, ela está presente em Içara e Tubarão. Em 2020, segundo o presidente, a Acentra contará com posto de atendimento também em Siderópolis. 

Sobre o Ailos

Constituído em 2002, o Ailos é um Sistema de Cooperativas de Crédito Urbano e conta com mais de 750 mil cooperados, uma Cooperativa Central, 13 cooperativas singulares, mais de 200 postos de atendimento e R$ 7,5 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui mais de 3 mil colaboradores. As cooperativas singulares que compõem o Ailos são: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito