Nesta quarta-feira (27) quase 100 kg de skunk são apreendidos no sul do Estado. As ocorrências foram registradas nos municípios de Meleiro e Garopaba.
A primeira apreensão aconteceu em Meleiro, após a Polícia Rodóviaria Federal tentar abordar um veículo VW Nivus. O motorista não obedeceu à ordem de parada e iniciou uma fuga em alta velocidade, atingindo mais de 180 km/h. Durante a busca veicular, a equipe encontrou 100 pacotes de skunk, cada um com aproximadamente 500 gramas, totalizando 49,3 kg da droga.
Já em Garopaba, em uma outra operação, o motorista de um veículo VW Virtus não acatou a ordem de parada e também empreendeu fuga. Após o acompanhamento, o veículo foi abordado e, na busca veicular, os policiais apreenderam cerca de 47 kg de skunk já embalados. Dois homens foram presos na ação.
De acordo com o delegado de Araranguá, Jorge Ghiraldo, a apreensão das drogas pode fazer parte de algo muito maior. “Acredito que haja um corredor de transporte e fornecimento entre a divisão do Brasil e Uruguai”, afirma.
Ainda segundo o delegado, outras ocorrências podem estar interligadas. “Aproximadamente um mês atrás, foi pego um casal de paulista também transportando essa droga. Ontem, houve uma perseguição e a fuga do indivíduo que abandonou o carro também transportando a haxixe, que também é um derivado da maconha”, continua.
Além disso, Ghiraldo afirma que o ideal é encaminhar a investigação para a Polícia Federal. “Fiz o pedido para o juiz para que a investigação desse caso fosse encaminhada à Polícia Federal, fazer a análise dos telefones celulares, que foram apreendidos e descondizidos, que ali deve ter muita informação referente ao comércio de drogas e o transporte de drogas aqui nessa região sul”, finaliza.