Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

De Pedras Grandes, as memórias das águas termais (VÍDEO)

As lembranças de um um lugar com água abundante e de capacidade medicinal, em um lugar que sonha com a volta dos bons tempos
Por Denis Luciano Pedras Grandes, SC, 22/03/2022 - 16:55 Atualizado em 22/03/2022 - 16:59
O Balneário São Pedro entre os anos 50 e 80 / Foto: Nei Manique / Acervo pessoal
O Balneário São Pedro entre os anos 50 e 80 / Foto: Nei Manique / Acervo pessoal

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Dia Mundial da Água, assinalado nesta terça-feira (22), é cenário perfeito para uma memória extremamente rica que a região tem associada ao líquido precioso. Lembranças que vêm das ricas águas aquecidas naturalmente a até 38 graus e que formavam o atrativo principal do saudoso Balneário São Pedro. É ali, naquele pedaço de chão no Ribeirão da Areia, entre Pedras Grandes e Cocal do Sul, que está por renascer um empreendimento que marcou época.

Estação hidromineral de sucesso entre as décadas de 50 e 80, o Balneário São Pedro girava em torno da rica água que segue a brotar do subsolo por ali. O empreendimento deixou de existir há mais de três décadas, mas ainda vive não somente na memória de muitos dos seus frequentadores. Vive também no sonho dos empreendedores atuais que já anunciaram: está lançado o projeto de lançamento de um novo hotel no lugar, diante de um investimento planejado de R$ 30 milhões.

Leia também - Região vai ganhar novo complexo de águas termais

O visual do balneário nos anos 70 / Foto: Nei Manique / Acervo pessoal

A ideia, levada há poucos dias ao Governo do Estado, é fazer brotar ali, no entorno da água mineral aquecida pela natureza, um hotel com 250 apartamentos, uma ampla área de recreação e eventos e até um complexo para treinamentos esportivos. Tudo para resgatar o antigo balneário que, conforme lembrou o jornalista Nei Manique em seu blog Idade Mídia em março de 2019, atraía visitantes ilustres. Por ali passaram figuras como o general Ernesto Geisel, bem antes dele ser presidente da República, e o cantor Roberto Carlos, em 1970. Confira as memórias de Nei Manique sobre o Balneário São Pedro clicando aqui.

Assim, os visitantes se ganhavam no Balneário São Pedro
Foto: Nei Manique / Acervo pessoal

De pai para filho

Há pouco menos de um ano, em maio de 2021, o representante comercial Giovane Spillere foi fazer um passeio na região. Residente no distrito de Caravaggio, em Nova Veneza, ele tem uma história com o antigo balneário. O seu pai, de saudosa memória, tirava temporadas para tratar do joelho nas águas medicinais de Pedras Grandes.

A capelinha que segue preservada no terreno do antigo balneário
Foto: Giovane Spillere / Especial / 4oito

E o Giovani dos tempos de meninice veio à tona para, em algumas linhas, recobrar as memórias e compartilhar as experiências da infância entre as fontes de água quente do Balneário São Pedro. Confira:

Esta localidade fica no município de Pedras Grandes, bairro São Pedro, Sul do Estado de Santa Catarina. Esta semana estive no local para reviver um pouco da nossa adolescência. Este local é conhecido por Águas Termais de São Pedro, por se tratar de água medicinal advinda do subsolo, morna, com enxofre e com odor forte de ovo.
 

Por muitos anos, meu pai, Pedro Spillere, frequentou o local que perdurou até os anos de 1975. Orientado pelo nono Bepi e nona Catarina (seus pais) a banhar-se nessas águas afim de tratar-se de um reumatismo no seu joelho esquerdo. Era distante de Caravaggio, Nova Veneza, onde moravamos, até as águas termais. Por isso meu pai ficava hospedado por meses lá, sem retornar para casa.


Nossa alegria era ir visitá-lo e lhe dar um abraço de saudades. Nossos finais de semana, quando íamos visitá-lo, eram recheados de alegrias. Havia neste local hotel, ilha com a Branca de Neve e os sete anões, várias banheiras na parte externa com a água corrente para banhar-se com a água medicinal, lagos, etc.


Pelo visto, restaram a igreja oitavada, o local onde as pessoas, nos finais de semana, faziam suas refeições, piquenique e, claro, as águas termais. Hoje, as águas estão encanadas, porém na época ficavam a céu aberto, em uma espécie de poço natural. Fala-se que existe um grupo de empresários disposto a revitalizar o local, o que seria turismo com sucesso.


Hoje, esta propriedade pertence à família do minerador Pedro Sartor e sua esposa, Neiva Nuernberg Sartor. 


Recentemente, fez um ano do passamento de meu pai Piero, e esses escritos foram uma forma que encontrei para relembra-lo, recordando alguns momentos que juntos passamos. Quando sentimos saudades, falamos, comentamos, é sinal que aquela pessoa não morreu. Com carinho!
 

Galpão que restou em pé, onde funcionava um restaurante no balneário
Foto: Giovane Spillere / Especial / 4oito

Imagens da água

Confira, no vídeo abaixo, imagens da fonte ainda existente no que restou do Balneário São Pedro, nas imagens captadas por Giovane Spillere:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito