Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Dados preliminares indicam queda na mortalidade infantil em Criciúma

Segundo dados parciais da Vigilância Epidemiológica do município, a taxa de mortalidade infantil caiu de 9,5 em 2018 para 6,9 em 2019
Por Redação Criciúma - SC, 18/01/2020 - 12:42
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A redução da mortalidade infantil vem sendo trabalhada em todo Brasil e em Criciúma não seria diferente. Segundo dados preliminares (parciais) da Vigilância Epidemiológica do município, a taxa de mortalidade infantil caiu de 9,5 em 2018 para 6,9 em 2019. Já o índice no estado aponta 9,87. O cálculo é feito a partir do número de óbitos de menores de um ano por mil nascidos vivos.

O acompanhamento da gestação e pós-nascimento da criança são essenciais para garantir que os índices diminuam. "Fazemos um trabalho no pré-natal com busca, isto é, vamos buscar e entrar em contato com a grávida quando ela não comparece nas consultas. Temos todo um trabalho bem feito, orientando essas mulheres", salienta o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

Uma das grandes conquistas da cidade para garantir qualidade de vida para as mães e bebês foi a ampliação e reabertura do Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) em dezembro de 2018. "Segundo o protocolo, nós só devemos ofertar dois ultrassons para cada grávida, mas chegamos a dar três, até quatro ultrassons quando necessário", conta Casagrande.

Mortalidade materna

Óbitos de mulheres grávidas e até 42 dias após o nascimento do bebê, que tenham causas relacionadas à gestação, são chamados de mortalidade materna. Em 2018 e 2019, nenhuma morte foi registrada em Criciúma e apenas dois óbitos aconteceram nos últimos cinco anos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito