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Criciúma e região ganham Centro Universitário UniSATC

Portaria foi publicada pelo Ministério da Educação e traz novidades para o ensino superior
Redação
Por Redação Criciúma, SC, 19/10/2020 - 15:58
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma conquista para a Satc e também para as regiões Sul de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul. A instituição passa de Faculdade para Centro Universitário. O UniSATC vem para gerir os 12 cursos de graduação e toda a pós-graduação, além de fomentar ainda mais a pesquisa e a extensão que já vinham sendo realizadas. O reconhecimento como Centro Universitário UniSATC foi aprovado pelo ministro de Educação, Milton Ribeiro, e publicado na Portaria 764, de 18 de setembro de 2020.  

A mudança de patamar fortalece a base do ensino inovador que a Satc vem desenvolvendo ao longo dos seus 61 anos de atividades. "Com o UniSATC temos mais flexibilidade de atuar, podendo nos adaptar mais rapidamente ao que o mercado precisa. Esse sempre foi um de nossos focos, de estarmos conectados ao setor produtivo", pondera o diretor geral da Satc, Carlos Antônio Ferreira.  

Desde a implantação da Faculdade em 2003, com o primeiro curso de Engenharia Elétrica, muita coisa avançou. Novos cursos foram sendo abertos e profissionais formados. Hoje, o UniSATC atua em três grandes áreas do conhecimento, na Gestão e Inovação, com o curso de Administração, nas Engenharias, com Computação, Mecânica, Mecatrônica, Química, Minas e Elétrica, e na Comunicação, com Publicidade e Propaganda, Design e Jornalismo. Além deles, há ainda os dois Tecnólogos em Automação Industrial e em Manutenção Industrial.  

O trabalho para a mudança iniciou ainda em 2017, com reuniões, ajustes e implantação de propostas desafiadoras. "Foi um processo longo, trabalhoso, mas muito gratificante. Atuamos em três grandes áreas, Engenharias, Comunicação e Gestão, isso gera oportunidades aos nossos alunos e amplia as possibilidades com a transformação para Centro Universitário", destaca o coordenador geral da Faculdade, Jovani Castelan.  

Formação de qualidade que chega à sociedade 

A Satc, até por sua formação ligada à indústria carbonífera, sempre atuou junto à comunidade. Com o UniSATC, essa atuação será ampliada. Três frentes serão implantadas de maneira mais efetiva nos próximos meses. Uma delas envolve os projetos de Extensão. "São ações que já realizávamos, mas que agora estamos ampliando e reforçando esse nosso compromisso de transformar pela educação", reforça o diretor.  

Projetos como o que melhorou a instalação elétrica de escolas da rede municipal de ensino, ou o Ciências para Todos e Quimicando, que explica conteúdos de Química e Física para estudantes da rede pública, serão ampliados.  

Outro ponto é o oferecimento de cursos livres, de curta duração, e totalmente gratuitos para a comunidade a partir de 2021. "Também vamos ampliar o oferecimento de bolsas de iniciação científica para que jovens de escolas públicas possam vir estudar aqui, atuando em projetos de pesquisa e tendo uma vivência acadêmica muito maior", revela Castelan.  

Uma história que nasceu em 2003  

A Faculdade Satc foi criada em novembro de 2003, com Portaria do Ministério da Educação (MEC) que autorizou já o primeiro curso, de Engenharia Elétrica, a abrir sua turma. Depois veio o curso de Engenharia Mecânica, para dar sequência à formação dos jovens que concluíam os cursos técnicos da instituição e queriam seguir carreira na área. Na sequência, os Tecnólogos em Automação Industrial e Manutenção Industrial. Em 2007, a primeira mudança, com a implantação do curso de Jornalismo e a diversificação das graduações oferecidas. 

Na Faculdade Satc o campo das Engenharias sempre foi muito forte, com a implantação de seis cursos hoje consolidados na região. A ampliação do campus também fortaleceu a área da Comunicação, com três cursos novos. A última grande área que surgiu foi de Gestão e Inovação, já ampliando o foco da instituição.  

Diferenças entre faculdade e centro universitário 

As faculdades atuam com um número mais reduzido de cursos. É comum que se especializem em áreas de atuação bem pontuais. Para atuar, é necessário que pelo menos um terço do corpo docente seja composto por especialistas com pós-graduação. A instituição também precisa de autorização do Ministério da Educação (MEC) para abrir novos cursos e não há a exigência de professores com tempo dedicado integralmente à faculdade.  

Os Centros Universitários contam com cursos de graduação em campos diferenciados. Devem ter, no mínimo um terço de mestres e doutores no corpo docente, um percentual de professores dedicados integralmente à instituição e ainda possuem autonomia para criar novas graduações e programas de ensino, sem a necessidade de autorização antecipada do MEC.