Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

CPI quer uma auditoria no Criciumaprev

Presidente Kaminski aposta na amplitude do poder da comissão para investigar relações entre o fundo e a prefeitura
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 24/04/2019 - 18:11 Atualizado em 24/04/2019 - 18:20
Fotos: Câmara / Divulgação
Fotos: Câmara / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Montada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Criciumaprev, que vai investigar possíveis irregularidades nas relações e repasses de recursos entre a prefeitura de Criciúma e o Criciumaprev, fundo previdenciário do município, o vereador Julio Kaminski (PSDB) adiantou a pouco, no programa Ponto Final da Rádio Som Maior, o primeiro passo da comissão.

"Semana que vem teremos uma minuta de edital, e desejamos fazer uma auditoria no Criciumaprev, com base na denúncia realizada junto à Câmara", revelou Kaminski, que foi eleito presidente da comissão em reunião nesta tarde. 

Está definido, também, que na reunião da próxima terça-feira - a comissão se encontrará uma vez por semana - será oficiada a convocação ao primeiro a ser ouvido. "Vamos chamar a Patrícia Bonfante, presidente do Conselho de Administração do Criciumaprev. Foi ela quem subscreveu a denúncia à própria Câmara para preparar caminhos para fazer o inquérito efetivo, conforme está previstona comissão", detalhou Kaminski.

O papel da comissão é investigativo. "Não podemos fazer o papel do Judiciário em respeito à separação dos poderes. Ela não faz julgamento, ela faz levantamento, busca elucidar aquilo que foi denunciado. E para isso ela tem poderes amplos sim", avaliou o vereador. "Ela pode até convocar coercitivamente, o poder é muito amplo, a força de uma CPI é muito grande e deve ser muito bem trabalhada até para não criar celeuma nem discussão", concluiu o presidente.

Outros vereadores que não fazem parte da comissão poderão participar das reuniões, porém sem se manifestar. Fazem parte da CPI, ainda, o relator Ademir Honorato (MDB), o secretário Edson Paiol do Nascimento (PP) e os integrantes Aldinei Potelecki (PRB), Pastor Jair Alexandre (PSC), Zairo Casagrande (PSD) e Julio Colombo (PSB), que esteve ausente da reunião de hoje por questão de saúde. Ouça abaixo a entrevista do presidente Kaminski à Rádio Som Maior.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito