Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

CPI da Afasc "trabalhará no justo", assegura vereador

Proponente da investigação, vereador Arleu anuncia contratação de ex-delegado regional para fazer controladoria na instituição
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 04/11/2019 - 18:11 Atualizado em 04/11/2019 - 18:32
Vereador Arleu da Silveira / Divulgação
Vereador Arleu da Silveira / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Proponente da CPI da Afasc, cujo pedido foi entregue nesta segunda-feira, 4, na Câmara, o vereador Arleu da Silveira (PSDB) aproveitou para responder aos críticos da instituição, envolvida em recentes denúncias de desvio de carnes. "O vereador Ademir (Honorato, MDB) falou que a Afasc era caixa-preta. O vereador Kaminski (Julio, PSDB) falou que requerimentos foram respondidos pela metade. Resolvemos fazer a CPI para mostrar que não há o que esconder, uma CPI que trabalhará no justo, que não será eleitoreira nem politiqueira", afirmou. "Vamos trabalhar com muita tranquilidade", garantiu.

Confira também - CPI da Afasc é criada a pedido de Arleu

Arleu informou que o prefeito Clésio Salvaro providenciou a contratação do ex-delegado regional de Polícia Civil, Juarez Medeiros, para atuar na controladoria interna da Afasc. "O prefeito contratou o ex-delegado regional Juarez Medeiros para trabalhar no controle interno da Afasc. O governo tem o compromisso com o acerto, e não com o erro. Se errar tem que recuar, corrigir a rota e seguir trabalhando", sublinhou o vereador. A decisão de pedido da CPI foi tomada em reunião na manhã desta segunda entre Salvaro, Arleu e o líder do governo na Câmara, vereador Aldinei Potelecki (Republicanos). 

Sobre a independência da CPI - que investigará o poder público municipal tendo sido requerida por vereadores governistas - Arleu pontuou que "teve uma CPI do Criciumaprev de vereador de oposição. Por qual razão o governo não pode fazer? Estive na Afasc, falei com o Adriano e disse que haveria uma CPI, vamos trabalhar na linha da seriedade, tranquilidade e transparência". 

Arleu observou, ainda, que a Afasc tem trabalhos comprovados pelo município e nada a esconder. Ele comentou isso quando questionado sobre os reflexos da operação Bocas Famintas, da Polícia Civil, que segue investigando o desvio de carnes da instituição. "Não é um caso isolado que pode levar uma instituição como a Afasc a um desvio de rotas. Hoje são quase 5 mil crianças em creches, eram repassados R$ 43 milhões, hoje são R$ 40 milhões para mais crianças, a Afasc já ampliou creches e tudo isso poderá ser mostrado, pois lá trabalha gente séria. Tanto é importante o fato que aconteceu que o prefeito convidou e o delegado já aceitou trabalhar no controle interno", observou. "A CPI vem de encontro a isso, mostrar o que é feito na Afasc, se tiver algo mais errado mostramos para o cidadão e o que é certo também, com muita tranquilidade", completou.

Sobre o andamento da operação Bocas Famintas, Arleu confirmou que a nutricionista denunciada como operadora dos desvios está desligada da Afasc, e que outra profissional já desempenha a função. "O caso está com inquérito civil montado pela Polícia Civil, a Afasc tomou as ações que deveria, afastou a nutricionista, ela será desligada, o contrato que tinha com a cooperativa não existe mais, foi trocada a nutricionista, já tem outra trabalhando, a própria Afasc procurou a polícia para prestar depoimento e a Afasc fez a parte dela. Agora, com a CPI, a comissão de vereadores tem a obrigação de fiscalizar, é isso que vamos fazer", arrematou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito