Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cp 37: As escolas e fundações de Criciúma

Por Archimedes Naspolini Filho Criciúma, SC, 11/11/2019 - 07:59

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Muito mais do que 140 motivos me fazem amar este orgulho de cidade!

Um deles, por exemplo, é o Grupo Escolar Professor Lapagesse. Hoje ele divide espaço com centro de educação infantil mantido pelo Município, mas lá atrás, nos primeiros tempos, ele era o endereço mais qualificado para o ensino regular de nossa região.

Começou ao lado da antiga prefeitura municipal, hoje Casa da Cultura Neusa Nunes Vieira, ali na praça Nereu Ramos. Era uma edificação de muitas janelas distribuídas em seus dois pavimentos, que servira, inclusive, de casa paroquial. O recreio dos alunos era o pequeno jardim triangular que fazia parte da praça, depois açambarcado pelo calçadão do centro urbano da cidade. A construção desse estabelecimento fora projetada para o potreiro do Cel. Pedro Benedet, onde temos hoje a Fundação Cultural de Criciúma. Acabou sendo edificado no potreiro de João Targhetta e inaugurado pelo interventor Nereu Ramos em 1946. 

Foi ali que estudaram todas as gerações compreendidas entre as décadas de 1930 a 1970. Seu alunos orgulhavam-se em se identificar como matriculados naquele estabelecimento. Muitos profissionais liberais e empresários de hoje são egressos do nosso velho Lapagesse que me faz amar ainda mais este orgulho de cidade.

Outras razões para amar Criciúma? Amanhã. Esta aurora vibrante de uma nova e feliz geração completará 140 anos no próximo dia 6 de janeiro.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito