Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cp 26: Os professores que nos fazem amar Criciúma

POR Archimedes Naspolini Filho Criciúma, SC, 28/10/2019 - 07:17 Atualizado em 10/11/2019 - 20:19

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Motivos para amar esta cidade? Temos muito mais do que 140. Amo Criciúma pela história bonita dos nossos professores, cuja data festiva é o dia de hoje. E vou buscar o sacerdócio dos nossos primeiros, Hector Berenhard, Giacinta Coccolo, Fermo Antea, João Batista Targhetta, Giovani Zanette, David Carlessi e Luiza Gregorini. Esta Criciúma de quase 140 anos que conta com alguns filhos centenários – ou quase – alguns deles alunos dos mestres citados.

Conhecer a dedicação para romper as dificuldades dos primeiros anos, de cada um deles, faz com que brote, espontaneamente, o desejo de fortalecer o amor que temos por este orgulho de cidade. E era assim: primeiro o professor, na sua casa, dando aulas em italiano; depois a primeira escola, e mais uma, e mais uma, e hoje Criciúma se tornando o centro do ensino macrorregional, sede de uma universidade constituída, de outras duas em formação, de diversas unidades escolares de nível superior, de tantos educandários de ensino médio, de infindáveis estabelecimentos da rede municipal e da privada se encarregando da educação fundamental e primária. Eta Criciúma danada!

Amanhã trarei outras razões que me fazem amar Criciúma –aurora vibrante de uma nova e feliz geração - que completará 140 anos dia 6 de janeiro de 2020.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito