Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cp 14: A colonização de Criciúma

POR Archimedes Naspolini Filho Criciúma, 10/10/2019 - 07:24 Atualizado em 22/10/2019 - 13:48

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Motivos para amar esta cidade? Temos muito mais do que 140. Amo Criciúma pela história bonita da ocupação do teu solo. Todos sabemos que a colonização começou pelo Bairro Santo Antônio, depois a Primeira Linha, depois as outras Linhas, Rio Maina. Antes de tudo, a velha Urussanga Velha, Nova Veneza, Forquilhinha: era tudo Criciúma. Mais tarde as diversas localidades referenciais de extração carbonífera: cada mina com uma vila, cada vila com um campo de futebol. Uma escola para duas, três delas. E estradas sendo rasgadas entre elas. É uma história bonita que só ocorreu desta maneira no teu solo, Criciúma.

E os teus amados filhos: Nova Veneza, Içara e Forquilhinha, já maiores de idade, fortalecidos por seu povo ordeiro e trabalhador que nunca esconde a primeira origem: era tudo do mesmo município que começava às encostas da Serra Geral e se espraiava no litoral atlântico.

Quer dizer, quando se fala assim, resumidamente, da tua formação é impossível não te amar, Criciúma.

Amanhã darei outros motivos que nos fazem amar Criciúma –aurora vibrante de uma nova e feliz geração - que completará 140 anos dia 6 de janeiro de 2020.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito