Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Covid-19: Quarta dose das vacinas à disposição dos idosos

E ainda: secretários municipal e estadual de Saúde entram na última semana de atuação. Os dois serão candidatos
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 25/03/2022 - 07:50 Atualizado em 25/03/2022 - 08:01
Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom
Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Conforme anunciado pelo Ministério da Saúde e confirmado pela Vigilância em Saúde no Estado nesta quinta-feira (24), está liberada a aplicação da quarta dose de vacinas contra a Covid-19 para quem tem 80 anos ou mais. "Nós temos uma logística muito bem estruturada desde o início da campanha. Organizamos nossas 17 unidades descentralizadas com logística de transporte, já temos mais de 1 milhão de doses distribuídas por conta de outras faixas etárias e momentos", informou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, em entrevista ao Programa Adelor Lessa desta sexta (25) na Rádio Som Maior.

"Quando o Ministério coloca uma dose a mais, modifica o calendário e se compromete em enviar mais. Já temos nota da Vigilância confirmando a quarta dose para quem tem mais de 80 anos", observou. "Pelo que foi combinado ontem, os municípios que já tem quantitativo as pessoas já podem procurar. Cada município tem o seu calendário, o ideal é que as pessoas façam contato para saber o calendário específico de cada cidade", referiu.

Leia também - Covid-19: Idosos terão segunda dose de reforço das vacinas

Motta Ribeiro lembrou que cabe aos municípios montar a logística local de imunização. "Quem tem a responsabilidade de aplicar a dose é o município. Algumas cidades têm horários estendidos, outras têm centros e dias específicos. Sempre é bom que o cidadão, antes de dirigir às unidades, que faça o contato prévio", explicou.

Santa Catarina começa a aplicar quarta dose da vacina nos idosos.
Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

Quarta dose em Criciúma

Criciúma já começou a aplicar a quarta dose na noite desta quinta, nas unidades que funcionaram até 22h "Desde ontem nós já iniciamos, temos as doses nas unidades de saúde todas, quarta dose para quem está acima de 80 anos, são praticamente 4 mil idosos nessa faixa que já podem fazer a quarta dose", apontou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande. "Tem em todas as unidades e temos também na unidade do Pinheirinho, Santa Luzia e Quarta Linha, a princípio, até 22h de hoje. Todos os dias estamos fazendo esse horário de Saúde na Hora, com cinco unidades, Centro e Próspera ainda não estão abrindo até 22h por falta de equipe, mas todas as unidades estão preparadas", detalhou.

Acélio espera que em uma semana o município consiga aplicar a dose de reforço na faixa etária acima de 80 anos. "Em uma semana a gente consegue vacinar essas 4 mil pessoas. A gente já conseguiu vacinar 5 mil pessoas em um dia em Criciúma", apontou. Depois, as faixas etárias vão diminuindo para receber a quarta dose. "E vamos baixando por idade a dose de reforço. Vai baixando, a ideia é chegar aos 60 anos o quanto antes, tendo doses", destacou.

Acélio projeta reforço de vacina para 4 mil idosos em Criciúma.
Foto: Arquivo / 4oito

Últimas mortes: não vacinados

Os dois óbitos mais recentes por Covid-19 registrados em Criciúma foram de pacientes que se negaram a tomar a vacina contra a Covid-19. "Definitivamente, a vacina é o que salva. Temos a convicção do efeito das vacinas, tanto é que os últimos dois óbitos que tivemos em UTI infelizmente não tinham doses feitas, recusaram as vacinas, está aí a prova de que todos precisam ir logo procurar a unidade, fazer a vacina, principalmente os idosos, que tem sensibilidade maior", observou Acélio.

O secretário lembrou que Criciúma zerou o número de pacientes em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital São José. "É o momento de fazer o reforço e continuarmos na linha de salvar vidas", frisou.

Os secretários candidatos

Tanto André Motta Ribeiro quanto Acélio Casagrande serão candidatos nas eleições de outubro. Ambos buscarão cadeiras na Assembleia Legislativa (Alesc). "Eu sou pré-candidato a deputado estadual. Na quinta, dia 31, eu vou me retirar da pasta para poder seguir nessa nova missão que foi combinada junto ao governador", informou Motta Ribeiro. Sobre partido, ele deve anunciar filiação ao Republicanos. "A tendência é que seja o mesmo do governador, temos essa identidade, trabalhamos muito juntos", registrou.

André Motta Ribeiro concorrerá a deputado estadual / Foto: Maurício Vieira / Secom

Ouça a entrevista do secretário André Motta Ribeiro no podcast:

Já Acélio deverá despedir-se da Secretaria Municipal de Saúde na sexta-feira da semana que vem. "Provável que seja dia 1º, devemos encarar também essa situação, estamos analisando quem deve continuar esse trabalho", confirmou.

Questionado sobre a possibilidade de o prefeito Clésio Salvaro se desincompatibilizar para concorrer a vice-governador, Acélio registrou que, de fato, ele está refletindo sobre o assunto. "O prefeito está sendo convidado por todos os lados e tem tido dias tensos, preocupado com todas as situações da gestão em Criciúma, mas eu confesso que ele tem discutido entre muitas pessoas, tem ouvido muita gente e ele deve definir isso durante esse fim de semana", comentou. "Ele me disse que começou a tratar desse assunto na terça e quer concluir no fim de semana, ele me disse. Ele não tem posição formada ainda", finalizou.

Ouça a entrevista do secretário Acélio Casagrande no podcast:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito