Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Covid-19: Prefeito de Florianópolis quer atuar em conjunto com a região na imunização

Segundo Gean Loureiro, município já possui recursos para comprar doses caso programa nacional atrase
Por Paulo Monteiro Florianópolis - SC, 11/01/2021 - 09:31 Atualizado em 11/01/2021 - 09:31
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Assim como boa parte dos grandes municípios catarinenses, Florianópolis também está se preparando para receber as doses da vacina da Covid-19 e iniciar a imunização de sua população. De acordo com o prefeito da cidade, Gean Loureiro (DEM), a imunização precisa ser regional para se tornar, de fato, eficiente.

“Tivemos uma reunião com os prefeitos da região demonstrando a nossa estrutura e interesse em trabalhar em conjunto com São José, Palhoça, Biguaçu e Santo Amaro. Isso porque, assim como Criciúma, Içara e Forquilhinha, não adianta ter um município mais imunizado e outro menos. Queremos realizar isso em conjunto, para ter uma melhor eficácia”, pontuou o prefeito.

Florianópolis foi um dos primeiros municípios a apresentar um plano de vacinação, antes mesmo da certificação e anúncio das vacinas contra a Covid-19. Divulgado no segundo semestre do ano passado, o plano surgiu com objetivo de antecipar ações como compra de insumos necessários para quando as doses já estiverem certificadas e em mãos.

“Temos mais de 300 mil, mais de 300 mil agulhas e 49 refrigeradores espalhados pelas unidades de saúde, especializados para o armazenamento de vacinas. Tivemos uma reunião com a UFSC, onde vamos utilizar os ultracongeladores da universidade que armazenam a -70ºC caso a vacina da Pfizer seja utilizada nesse programa nacional de imunização”, afirmou.

Com 522 vacinadores já treinados e qualificados, o município também se prepara para efetuar a compra e aplicação da vacina da Covid-19 caso o Programa Federal de Imunização demore muito para ocorrer. Sendo assim, Florianópolis separou R$ 20 milhões para compra da vacina.

“Estamos nos preparando caso o Governo Federal, com o seu plano de imunização, demore para entregar a vacina, Já temos separados R$ 20 milhões para compra das doses, tendo em mais quantidade. O que observamos é uma corrida pela regularização e certificação da Anvisa para a vacina, sendo que temos duas em análise emergencial e muitas que em breve devem buscar essa condição. Nos parece que os municípios têm que se organizar com logística para ganhar velocidade na imunização”, destacou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito