Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Covid-19: Mapa atualizado, Amrec segue no gravíssimo

Amesc volta ao estágio grave, no qual a Amurel continua. Prefeitos aprovam novas medidas para a região carbonífera
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 02/09/2020 - 18:28 Atualizado em 02/09/2020 - 18:31
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em mais uma atualização do mapa de risco da Secretaria de Estado da Saúde para a contaminação pelo novo coronavírus, a região carbonífera segue na cor vermelha, ou seja, no estado gravíssimo. A Amesc retornou ao grave, mesmo estágio no qual se mantém a Amurel.

"Cabe lembrar que só estamos no gravíssimo pois a ocupação dos nossos leitos de UTI continua acima de 80%", pondera o diretor-executivo da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Giovanni Dagostin. Esse fato vem sendo objeto de questionamento. "Sim, indagamos oficialmente a Secretaria de Saúde sobre esse critério. Compreendemos, pelos técnicos da secretaria, que a metodologia da avaliação do parâmetro da questão dos leitos não é a mais adequada, sobretudo quando aplicada nas regiões que são receptoras de pacientes de outras regiões", ponderou.

Prefeitos reunidos

Em reunião na tarde desta quarta-feira, 2, os prefeitos da Amrec decidiram algumas mudanças nas regras de isolamento social. "Uma proposta feita pelo prefeito Salvaro, de ampliar por mais uma hora o atendimento de bares e restaurantes, foi aprovada pelo conjunto de municípios", confirmou Dagostin. "Cada município fará a modificação em seu decreto. O que antes era até 22h, com possibilidade de o cliente ficar até 23h, esse horário será estendido até 23h com possibilidade de o cliente permanecer até 0h", acrescentou.

Confira também - Prefeitos autorizam ampliação de horários de restaurantes e bares

Outra situação discutida pelos prefeitos foi a adequação das prefeituras da região a uma determinação já posta em prática em Criciúma, de submeter as lojas de conveniência dos postos de combustíveis às mesmas regras de restaurantes em relação ao distanciamento social e aglomeração. "Teve a situação dos postos e lojas de conveniência. Criciúma já havia antecipado isso na semana passada, autorizando que as lojas funcionem no mesmo sistema dos bares e restaurantes, com algumas limitações, com relação à questão da aglomeração e consumo no estacionamento dos postos. Antes era proibido o consumo de bebida alcoolica nas lojas de conveniência. Partindo do princípio da isonomia, Criciúma já havia autorizado os postos a permitir o consumo de bebidas nas lojas de conveniência, essa questão foi deliberada e os prefeitos acabaram flexibilizando em relação aos postos", confirmou o diretor.

Confira também - Covid-19: Mudança no decreto de Criciúma

Dagostin observa que essas definições não contrariam as orientações do Governo do Estado. "Isso não contraria a portaria estadual. Mesmo que ampliando por mais uma hora, seguem as medidas restritivas, pois o estado não fixou horários de funcionamento", finalizou.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito