Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Covid-19: Mais 47 mil doses da vacina a caminho dos municípios catarinenses

Governo do Estado já iniciou a distribuição das novas doses da vacina de Oxford
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 25/01/2021 - 07:42 Atualizado em 25/01/2021 - 08:07
Foto: Osmair Cercal/Secom
Foto: Osmair Cercal/Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Mais 47,5 mil doses da vacina de Oxford contra a Covid-19 estarão sendo distribuídas para todos os municípios de Santa Catarina nesta segunda-feira, 25. A liberação para distribuição das doses por parte da Fiocruz ocorreu ainda no sábado e, no estado catarinense, o quantitativo chegou ainda no último dia.

“As doses serão catalogadas hoje [domingo] e divididas para a partir de amanhã [segunda-feira] serem distribuídas para todos os municípios catarinenses, como foi na etapa anterior. A logística está pronta há várias semanas, e o critério é o mesmo, já que a primeira fase ainda não foi completada”, destacou o secretário de Saúde de SC, André Motta Ribeiro.

As milhares de doses da vacina deverão ser transportadas através de caminhões e, se preciso for, também, por aviões, como ocorreu na semana passada com a distribuição da Coronavac no estado.

De acordo com o secretário, as novas doses da vacina de Oxford ainda não serão suficientes para finalizar toda a primeira fase de vacinação em SC, que contempla profissionais da área da saúde e idosos. A expectativa é de que, com a chegada de novas doses na próxima semana, a meta inicial seja atingida.

“Estaremos recebendo ainda mais um quantitativo da Coronavac na semana que vem. Esperamos que com essas três remessas atinjamos a meta da primeira fase. A notícia é de que venham de 100 a 120 mil doses para Santa Catarina”, ressaltou André.

Quanto à vacina de Oxford, antes de iniciar a vacinação, é necessário que a Anvisa garanta a segunda dose, que ocorre após 120 dias, aos estados brasileiros. Segundo André, há ainda a expectativa de que em março esta vacina comece a ser produzida com maior rapidez, para dar início a imunização dos próximos grupos prioritários.

“A vacina é uma esperança mas não resolve a pandemia, que ficará entre nós durante toda 2021. A vacinação irá durar o ano inteiro, então usar máscaras, manter o distanciamento social e evitar aglomerações desnecessária ainda vai fazer a diferença”, pontuou o secretário.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito