Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Covid-19: Com quinta morte, Urussanga reforça ações

Nova vítima foi um paciente de 67 anos. Urussanga é a segunda cidade com mais mortes na Amrec
Por Redação Urussanga, SC, 22/06/2020 - 16:55 Atualizado em 22/06/2020 - 17:06
Prefeito Gustavo Cancelier com a equipe da Vigilância / Reprodução
Prefeito Gustavo Cancelier com a equipe da Vigilância / Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Urussanga alcançou a marca de cinco mortes por Covid-19. O novo óbito foi registrado na manhã desta segunda-feira, 22, trata-se de um paciente de 67 anos que vinha interado no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Ele se tratava contra o novo coronavírus, apresentou evolução no quadro e teve alta no sábado, 20. A vítima tinha histórico de doença broncopulmonar obstrutiva crônica.

O município estava com 96 casos registrados até o fim da tarde deste domingo, 22, conforme o mais recente boletim da Vigilância Epidemiológica. Com o quinto óbito, Urussanga é o segundo município com mais mortes por Covid-19 na Amrec. São vinte no geral, sendo 11 em Criciúma e um em Cocal do Sul, Forquilhinha, Içara e Siderópolis.

Sanitização na cidade

A prefeitura realizou, neste domingo, 21, mais uma etapa de sanitização de áreas e prédios públicos. O processo teve início no Paço Municipal, seguindo em direção ao hospital da cidade, passando pelo centro de especialidades, centro de triagem e cemitério.

O prefeito Gustavo Cancelier promoverá, nesta terça-feira, 23, uma reunião com secretária de Saúde e gerentes de bancos, casas lotéricas e cooperativas financeiras. Em pauta, o aumento do número de pessoas para auxiliar no atendimento nos caixas eletrônicos, espaço, externo na agência, com capacidade de acolhimento humanizado aos clientes, monitorar e exigir o distanciamento entre os clientes e atendentes e outros tópicos.

A fiscalização em estabelecimentos comerciais está sendo reforçada, em bares, lojas e supermercados e até nas ruas o uso das máscaras é conferido.“A fiscalização, após o início da pandemia, tem sido bastante efetiva e na última semana foi ainda mais intensificada, pois é preciso que todas as pessoas sigam as orientações e tomem as medidas determinadas pelos órgãos de saúde”, assinala Ingrid Zanellato, secretária de Saúde de Urussanga.

Os testes nos caminhoneiros

Com uma equipe composta por enfermeiras, técnicas de enfermagem, médicos e bioquímica a Administração Municipal de Urussanga, por meio da secretaria de Saúde, realizou na manhã deste sábado (20) testes rápidos para detecção da COVID-19 em caminhoneiros moradores da cidade. Foram realizados 105 exames. Sete deles positivos, sendo que um está curado e os outros seis foram encaminhados para isolamento e monitoramento domiciliar.

Segundo a secretária Ingrid, também foram feitas duas coletas de PCR. “A coleta de PCR foi feita em dois caminhoneiros sintomáticos que agora aguardam pelo resultado em isolamento e são, igualmente, monitorados como os demais”, destaca Ingrid acrescentando que o Centro de Triagem foi organizado com três consultórios de enfermagem, três cadeiras de coleta, três consultórios médicos e um laboratório. “Tudo para ter um atendimento ágil e de qualidade”.

A secretária ainda revela que todos os que estiveram no local passaram por triagem e consulta de enfermeira antes do exame. “E dos atendimentos, nove deles passaram também por consulta médica. Lembrando ainda que os profissionais que não puderam comparecer neste sábado para realizar o exame podem fazê-lo durante a próxima semana, de segunda à sexta-feira”, observou. 

Para o caminhoneiro Rogério Sebastião, a ação foi fundamental. “Soube pela manhã por minha esposa. Liguei para alguns amigos e chamei para fazerem o exame também, pois nós, assim como os profissionais da saúde, não temos como parar. Agradeço a todos pela atenção e empenho para acontecer o que ocorreu hoje”, destacou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito