Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Coopera: 60 anos de força e comprometimento

Do início com 60 sócios fundadores, a atual Cooperativa Pioneira de Eletrificação atende Forquilhinha, Nova Veneza e Criciúma
Por Bruna Borges Forquilhinha, SC, 13/02/2019 - 06:15
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Forquilhinha ainda era um distrito de Criciúma em 1959 quando 60 homens decidiram levar mais desenvolvimento à área onde habitavam. Naquele ano, no dia 27 de janeiro, era fundada a então Cooperativa de Eletrificação Rural de Forquilhinha, a Cerfol, que anos mais tarde se tornaria a Cooperativa Pioneira de Eletrificação, a Coopera. 

Nesse 2019, a união daqueles fundadores se mantém com força e faz a Coopera celebrar com orgulho seus 60 anos de distribuição de energia elétrica. “Há 60 anos, 60 homens visionários, por uma necessidade, fundaram a Coopera. Era uma região agrícola, longe da cidade, onde a Celesc não queria atender, porque tinha que puxar uma rede e naquela época tinha uma casa a cada dois, três, quatro quilômetros”, relata o presidente atual da cooperativa, Walmir Rampinelli. 

“Então, esses 60 homens visionários, dos quais hoje apenas um está vivo, fundaram a Coopera com o objetivo de puxar essas redes através do apoio do Estado”, complementa o presidente. “A Coopera passou por muitas dificuldades nesse período, a instalação das redes, que era tudo braçal, tinha que cortar eucalipto, carregar nas costas, foram momentos de muita dificuldade”, conta Rampinelli.

Presidente Walmir Rampinelli

Mudanças de mercado

Os anos passaram e, com o desenvolvimento levado por meio da energia elétrica, o setor do agronegócio também cresceu e fez a Coopera apostar na atividade. Com a nova denominação de Cooperativa Mista Pioneira, em 1985 passou a operar com seis unidades no setor agropecuário, que permaneceu até 2003, quando foi descontinuado. Em 2006, uma reforma estatutária foi aprovada e a razão social se tornou Cooperativa Pioneira de Eletrificação, como se mantém até os dias atuais.

Mais de 23 mil associados

Daquele início com 60 sócios, a Coopera expandiu seus horizontes e em 2019 já distribui energia elétrica para mais de 23 mil associados, localizados em Forquilhinha, Nova Veneza e parte de Criciúma. 

Para fazer com que o serviço chegue aos cooperados, a energia é comprada pela Coopera a uma voltagem de 138 mil volts. Ela sai da subestação da rede básica que existe em Forquilhinha, onde passa para 69 mil volts, e é transportada para as subestações da cooperativa, uma ao lado da sede, a Santa Cruz, e a outra no Distrito de Caravaggio, em Nova Veneza. Nessas instalações a energia é transformada para 13,8 mil volts e é distribuída aos associados. 

“Os sócios fundadores, que há anos tiveram a ideia e colocaram isso de forma concreta, certamente não tinham naquela época noção do tamanho que a Coopera teria nos dias atuais”, afirma o gerente geral da Coopera, Rogério Feller. 

“Isso é motivo de orgulho para nós, colaboradores, para os familiares dos sócios fundadores, porque hoje temos só um sócio fundador vivo, mas os familiares certamente têm muito orgulho dessa semente que foi plantada e que frutificou com tanto progresso, com tanta força, com tanto vigor”, complementa Feller. 

Gerente geral Rogério Feller

Foco voltado à qualidade

Na história recente da cooperativa, mais um passo marcante foi dado. No ano de 2016, um desmembramento possibilitou a criação da Cooperativa Pioneira de Geração e Desenvolvimento, a Coopera GD. 

Os novos ramos de negócio, porém, não fizeram com que fosse deixada de lado a qualidade com que a energia elétrica chega às residências, comércios e indústrias da área de abrangência. 

“A gente fica feliz de fazer parte dessa história, de levar adiante esse sonho e de manter a cooperativa atuante, como a maior em distribuição de energia elétrica de Santa Catarina. E temos que perseguir isso, estar atentos e focar. Sempre digo para os colaboradores que o nosso foco é a distribuição, nós temos outros negócios que precisam de atenção, até porque estão começando, mas nós temos que ter um foco especial para a distribuição”, observa Feller. 

Atenção à satisfação

Junto ao número de cooperados, cresce também a cada ano a satisfação dos usuários da rede de distribuição da cooperativa e, para o gerente geral, existe uma receita que faz com que esse sucesso permaneça por seis décadas.

“A Coopera está muito bem administrada pelo Conselho de Administração e pelo quadro de colaboradores. A gente tem feito um trabalho diferenciado e o nosso associado tem percebido isso. Estamos no caminho certo e estamos desenvolvendo isso com muito orgulho, muita vontade, muito amor, muito carinho. As coisas, quando têm responsabilidade e comprometimento, elas dão certo”, declara Feller. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito