Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui

Como fazer um arroz bem soltinho?

Chef PV Show ensina a preparar a receita mais popular do Brasil de diversas maneiras
Chef PV Dal Pont / Especial Criciúma, SC, 23/11/2019 - 08:56
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O arroz é o segundo alimento mais consumido no mundo, sendo o terceiro cereal mais produzido em todo o globo e perdendo apenas para o milho e para o trigo. Constituído por sete espécies de cereais, o arroz, no Brasil, é um grande acompanhante dos mais diversos pratos. Ao lado do feijão, por exemplo, faz uma dobradinha clássica na mesa da maior parte da população. 

"Não vamos entrar no mérito de seus valores nutricionais, pois hoje nossa sociedade encontra os celíacos, os low carb, tantos outros e os “normais”. Essas classes tem diferentes dietas, onde o arroz e essencial em algumas e dispensável em outras. Vamos falar de sabor", afirma o chef PV Dal Pont, responsável pelas dicas que você vai conferir abaixo: 

Quais os tipos de arroz existentes ?

Arroz branco: Contém carboidrato e sua principal função é fornecer energia. Apesar de ser o mais consumido no Brasil, é o menos nutritivo.
Arroz integral: Fonte rica de fibras, minerais e óleos essenciais, ele estimula o intestino, aumenta a saciedade e reduz a absorção de gordura pelo corpo. 
Arroz negro: Rico em propriedades antioxidantes, auxilia na prevenção de danos celulares e de doenças crônicas, como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares.
Arroz vermelho: Contém monocolina, substância que ajuda na digestão, na redução do colesterol e na prevenção de doenças do coração.
Arroz selvagem: Na verdade se trata de outro tipo de grão, mas muitos o consideram como arroz. Rico em proteínas, fibras e aminoácidos, é também o que apresenta a menor quantidade de gordura. Bom aliado para dietas restritivas.

Arroz Soltinho

INGREDIENTES
1 Xícara de arroz (serve 4 pessoas)
2 xícaras de água
1 colher de óleo vegetal
1\2 cebola ralada
1 alho ralado

MODO DE PREPARO - Coloque uma panela para aquecer. Entre com a colher de óleo vegetal. Refogue a cebola e o alho por 1 minuto. Entre então com o arroz e refogue junto. Após refogar os ingredientes, entre com a água e deixe em fogo alto até ferver. Quando levantar fervura, coloque a tampa parcialmente, deixando uma fresta aberta e baixe o fogo. Quando ouvir o arroz estalando é porquê a água secou. Experimente. Ele estará ao dente, que é o jeito certo de consumir arroz. 

Arroz a Grega

INGREDIENTES
3 xícaras de arroz
6 xícaras de água
1 caixa de uvas-passas
queijo parmesão ralado
5 colheres de ervilha
1 colher de manteiga
óleo
pimentão, cebola, salsa, cebolinha verde e cenoura a gosto
sal a gosto

MODO DE PREPARO – Cozinhe o arroz conforme o seu gosto e reserve-o. Em uma panela, leve ao fogo uma medida de manteiga e frite as passas e as ervilhas. Despeje a mistura em uma tigela funda e junte a cebolinha verde, a cenoura, o pimentão, a cebola, a salsa e o parmesão. Adicione o arroz cozido e misture tudo cuidadosamente.

Arroz Carreteiro

INGREDIENTES
1 kg de carne seca
1 cebola picada
1 colher de sopa de cheiro-verde
2 xícaras de chá de arroz
2 dentes de alho picados
6 colheres de sopa de azeite
Sal a gosto

MODO DE PREPARO - Deixe a carne seca de molho de véspera, troque a água e cozinhe até ficar macia. Desfie. Frite-a em uma panela com azeite. Quando a carne estiver dourada, coloque a cebola e o alho. Junte o arroz e frite. Acrescente a água fervente e cozinhe em fogo baixo até o arroz ficar macio. Salpique o cheiro-verde e sirva em seguida. Bom apetite.

Essas são receitas clássicas que dão diferentes destinos ao arroz, tão consumido no mundo. Se você tem alguma receita especial, nos envie para cozinhacomalmondega@gmail.com. Quem sabe a sua receita não vai para um programa especial do Chef PV Show no Youtube.