Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Começa hoje a campanha de vacinação da gripe

Pessoas fora do grupo prioritário podem encontrar a imunização na rede privada
Por Bruna Borges Criciúma, SC, 10/04/2019 - 08:49
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Unidades Básicas de Saúde de todo o Brasil começam hoje a vacinar a população contra o vírus da gripe. Neste primeiro momento, o grupo alvo da imunização é o das crianças maiores de seis meses e menores de seis anos de idade, grávidas em qualquer período da gestação e puérperas, que são as mulheres no período de 45 dias após o parto. 

A partir do dia 22 de abril inicia a vacinação para os demais integrantes do público-alvo, que são idosos, trabalhadores da área da saúde, portadores de doenças crônicas e condições especiais, professores, indígenas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. 

De acordo com o gerente regional de Saúde de Criciúma, Fernando de Fáveri, todos os 12 municípios da Região Carbonífera estão preparados para receber a população. “Nós já fizemos a distribuição das doses para os 12 municípios na semana passada. É uma distribuição escalonada, por motivos de segurança as doses não são todas entregues já no primeiro momento, mas os municípios estão abastecidos e esta semana fizemos uma reunião com os coordenadores de cada cidade para alinhar os detalhes da campanha”, afirma Fáveri.

O total de pessoas cadastradas no grupo prioritário da Amrec é de 122.507 e a meta é chegar aos 90% de imunização. O gerente regional pontua que a população precisa ter consciência sobre a importância de receber a dose. 

“Em 2017 nós tivemos que correr atrás para bater a meta, já em 2018, quando tivemos alguns óbitos, as pessoas correram para as unidades de saúde. Isso nos deixa muito tristes, as pessoas não podem esperar que aconteça algo de ruim para buscar a proteção”, declara Fáveri. 

A campanha nacional de vacinação segue até o dia 31 de maio na rede pública e, caso chegue a essa data e tenham sobrado doses, a imunização será liberada para pessoas que estão fora do grupo prioritário. 

O país também terá o dia “D”, em 4 de maio, um sábado em que os postos estarão abertos para imunizar aqueles que não tiverem condições de buscar a proteção durante a semana. “O vírus da gripe é mutante e todos os anos a vacina sofre algum tipo de alteração, por isso é importante que todos tomem as doses todos os anos”, pontua. 

Rede privada

A vacina distribuída na rede pública é a trivalente e imuniza contra os vírus do tipo B, H1N1 e H3N2. Já na rede privada é possível encontrar a vacina quadrivalente, que inclui mais um tipo de proteção contra o Influenza. Nas salas de vacinas do Laboratório Búrigo já é possível encontrar as doses desde a última sexta-feira.

“A procura por enquanto ainda está baixa, porque ainda está calor e as pessoas costumam esperar esfriar para buscar a vacina. Mas a gente indica que a população busque a imunização o mais rápido possível, porque existe uma janela de 15 dias para que a vacina faça o efeito, esperar o inverno pode se tornar perigoso”, explica o enfermeiro do laboratório, Leandro da Costa da Silva. Ele também comenta que crianças até oito anos de idade que não se vacinaram no ano passado devem receber duas doses em 2019, em um intervalo de 30 dias. 


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito