Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Com idosos já vacinados, São Vicente projeta um 2021 melhor

Asilo perdeu 13 idosos para a Covid-19 ao longo da pandemia
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 28/01/2021 - 08:51 Atualizado em 28/01/2021 - 08:52
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Asilo São Vicente de Paulo, de Criciúma, passou por um 2020 extremamente difícil por conta da pandemia do novo coronavírus. A chegada das primeiras doses da vacina Coronavac no município e a imunização dos idosos residentes trouxe uma esperança a mais para a unidade, que projeta um 2021 mais positivo.

De acordo com o presidente do asilo, José Hélio de Luca, o dia da vacinação foi um momento histórico e extremamente comemorado dentro da unidade. 

“Depois de 10 meses de espera, recebemos a equipe da vigilância epidemiológica com a primeira dose da vacina. Aí foram vacinados todos os idosos acima de 60 anos e cuidadores com mais de 50 anos. A primeira dose já foi aplicada e, dentro de uns 13 ou 14 dias, será aplicada a segunda parte, para que tenhamos todos os nossos idosos vacinados contra a Covid-19”, declarou José.

Ano difícil

Se desde o início da pandemia o cuidado já era intenso em praticamente todas as instituições e organizações, na casa do asilo a segurança teve de ser ainda mais firme. Isso porque praticamente todos os moradores do São Vicente faziam parte do grupo de risco mais crítico da Covid-19: idosos com comorbidades.

O primeiro surto dentro da instituição demorou para chegar no asilo, mas resultou em perdas. “Tivemos um surto iniciado em setembro, onde morreram 13 pessoas. Foi realmente um ano bastante complicado, porque é uma situação de incertezas e inseguranças, mas a gente considera que, apesar de tudo e de todas as situações, fizemos um bom trabalho. Protegemos a saúde dos idosos, e lamentamos muito por essas 13 vidas que foram perdidas”, ressaltou o presidente.

Mudanças no dia-a-dia

Em razão da pandemia, muitos hábitos comuns no dia-a-dia dos idosos moradores do São Vicente tiveram que ser revertidos. A primeira ação tomada pelos profissionais foi a proibição de visita de familiares e amigos aos idosos, para segurança dos residentes. 

“A partir do momento que você não tem a visita, você tem que iniciar com atividades com os idosos para suprir essa perda. Porque a visita do parente, dos amigos e familiares ao idoso é muito importante, ele fica esperando por essas visitas. Então tivemos que suprir com um trabalho via telefones, fotos e familiares que vinham até o portão para se comunicar de longe”, disse.

Para 2021, a expectativa é de um ano melhor, com novos hábitos ainda mantidos e desafios superados. “O asilo hoje presta um serviço de excelente qualidade, nossa estrutura física é toda nova. Nossa dificuldade é o custeio, mas já estamos com alguns projetos para 2021 e acreditamos que será um ano bom, estamos trabalhando firmes em algumas ações”, afirmou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito