Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
4

Com aumento dos casos, Morro da Fumaça amplia ações no combate à pandemia

Município seguirá medidas estabelecidas pelo novo decreto do Governo do Estado
Redação
Por Redação Morro da Fumaça, SC, 25/02/2021 - 16:39
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os casos do novo coronavírus (Covid-19) voltaram a crescer e preocupar em todo o estado. Em Morro da Fumaça, as ações, que se mantêm desde o início da pandemia, ganham ainda mais ênfase na busca por diminuir o contágio.

A cidade segue com o atendimento no Centro de Triagem ao Coronavírus que conta com equipe completa para atender aqueles que apresentam sintomas gripais. No local, são realizados os testes para detectar a Covid-19 e também há medicação para o tratamento dos sintomas, tudo feito sob criteriosa triagem e consulta com médico.

Nessa quarta-feira, dia 24, o Governo do Estado publicou o decreto nº 1.168 que estabelece novas medidas de enfrentamento à Covid-19 e que será seguido pelo Município.

Cuidados devem ser mantidos

Nessa quarta-feira, Morro da Fumaça chegou a 2.297 casos, sendo que 2.236 está curados e 35 seguem ativos. O município tem ainda 26 óbitos. "Sempre ressaltamos a importância das pessoas manterem os cuidados. Estamos chegando a um ano de pandemia, mas infelizmente os casos voltaram a subir, então precisamos que todos contribuam, cada um fazendo a sua parte para se proteger e proteger o próximo", salienta o prefeito, Noi Coral.

Os cuidados citados pelo prefeito são aqueles já conhecidas por todos como manter o distanciamento de pelo menos um metro e meio, lavar bem as mãos ou higienizar as mãos com álcool 70%, usar máscara, entre outras. "O povo fumacense sempre fez a sua parte com relação aos cuidados, mas reforçamos que é necessário continuar. Precisamos nos manter firmes, pois a ocupação dos leitos de UTI cresceu novamente e precisamos contribuir para que o sistema de saúde não entre em colapso", fala o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

Testes na população

O Governo Municipal, por meio da Secretaria do Sistema de Saúde, iniciou nesta semana a realização de testes na população. Na última terça-feira, dia 23, a ação foi realizada na unidade de saúde do distrito de Estação Cocal, quando foram realizados 123 testes, dos quais, cinco apresentaram resultado positivo. "Esta iniciativa é importante, pois a detecção dos infectados nos ajuda no combate", comenta a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe, acrescentando que mais de seis mil testes já foram realizados na cidade.

Nesta quinta-feira, dia 25, a mesma iniciativa será realizada no Centro de Triagem, das 17h30min às 20h. Os interessados devem apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência. Menores de 18 anos de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Reforço das orientações

A Vigilância Sanitária faz um trabalho constante de orientações sobre as medidas de enfrentamento ao coronavírus, ação que ganhará ainda mais ênfase a partir desta semana com a ida dos fiscais aos estabelecimentos comerciais. Na semana passada eles já estiveram nas escolas e creches do município para verificar o cumprimento das exigências.

Tags: coronavírus