Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cocreation Satc: ideias criativas virando negócios

Pré-incubadora é uma das ações comemorativas aos 60 anos da instituição, celebrados em 2019
Por Francine Ferreira Criciúma - SC, 19/03/2019 - 08:33
Foto: Lucas Jorge
Foto: Lucas Jorge

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Transformar CPFs em CNPJs, ideias criativas em negócios. Esse é o propósito do Cocreation Satc, uma pré-incubadora lançada oficialmente na tarde de ontem, em evento prestigiado por lideranças municipais e funcionários. O ambiente é mais uma das ações de comemoração aos 60 anos da instituição e parte da Plataforma Satc 2030, que idealiza uma série de ações, com duração de 18 meses, que pretendem despertar o empreendedorismo criativo na região.

O coordenador da pré-incubadora, Gustavo dos Santos De Luca, define que o Cocreation Satc serve para validação das ideias de criação de novos negócios. “Se trata de um processo totalmente gratuito, por meio de uma parceria com o Centro Sapiens, voltado para projetos que possam ser potenciais negócios”, completa.

A ideia é lançar dois editais por ano, sendo que cada grupo poderá ser de até dez projetos, que serão desenvolvidos por um período de cinco meses. “Com isso, vamos poder validar se essas ideias poderão criar negócios no futuro. É uma iniciativa totalmente aberta à comunidade”, destaca De Luca.

Uma primeira turma, com dez projetos, já está sendo atendida pelo Cocreation Satc, com ideias que vão desde a criação de um plástico comestível, passando pela educação ambiental e outras áreas, como química, computação e sustentabilidade.

Criciúma é a primeira cidade fora de Florianópolis a receber uma unidade do Cocreation Lab, conhecida por ser a principal porta de acesso para novos empreendedores na capital catarinense. Na Satc, a metodologia do Centro Sapiens vem sendo aplicada desde o ano passado.

Revolução educacional

Conforme o diretor Executivo da Satc, Fernando Zancan, as pessoas precisam começar a ver a revolução educacional que está acontecendo. “Estamos atrasados, a cada segundo as coisas mudam e surgem novidades de tecnologia, do mundo digital, como a inteligência artificial e a realidade expandida. Por isso temos que mudar a visão de ensinar, a entidade que não mudar está fadada a caminhar no caminho do passado”, ressalta.

Para o diretor, se torna cada vez mais necessário incutir nos jovens a vontade de empreender e arriscar. “Ao longo do ano ainda iremos inaugurar um espaço de inovação de aproximadamente 1,3 mil metros quadrados. Temos que sair da casinha e para isso precisamos ser capacitados, ter liberdade para criar e alguém que nos motive e treine. E a Satc está de portas abertas, com condições de criar, crescer e inovar”, argumenta.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito