Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cobrança por serviço não contratado pode gerar restituição dobrada

Diretora do Procon explica os procedimentos para receber valores cobrados sem o acessão do consumidor
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 29/01/2018 - 15:59 Atualizado em 29/01/2018 - 16:00
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As cobranças indevidas, seja de má fé ou não, geram dores de cabeça nos consumidores. Embora a Anatel tenha registrado queda, o setor de telecomunicações continua liderando o ranking de reclamações. O Jornal das Nove, da Rádio Som Maior, recebeu a diretora executiva do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Içara, Karoline Kalegari Naspoline, que explicou sobre o assunto.

“A cobrança indevida é bem comum, principalmente nos serviços de telecomunicações e nos serviços bancários como um todo. O Código de Defesa do Consumidor, no seu artigo 42, parágrafo único, prevê essa restituição em dobro quando o consumidor é cobrado indevidamente por um serviço que ele não solicitou”, afirmou.

Mesmo nas datas comemorativas, como no Natal, os setores de telecomunicações e bancário continuam liderando o ranking. Os consumidores devem anotar o número do protocolo de atendimento, já que ele contém todas as informações necessárias para uma reclamação. 

Em muitos casos o consumidor fica em dúvida. Segundo Karoline, é fundamental ficar atento a fatura e aos contratos, que podem conter termos em letras pequenas. Algumas vezes, são cobrados seguros de terceiros, que podem virar uma bola de neve.

“Quando o erro é justificável, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor, a empresa, teria que restituir o consumidor por esse serviço indevido, só que não em dobro, já que foi justificado, que houve um erro. Quando é comprovada a má fé, ai sim o consumidor tem o direito a reconstituição em dobro”, explicou a diretora.

Ela recomenda que a inicialmente o consumidor busque contato com a empresa e guarde todos os documentos do procedimento. Karoline ratifica que procurar o Procon é uma forma de ajudar outros consumidores, já que a empresa pode ser notificada.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito