Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Saúde e Bem Estar

Cirurgias eletivas em SC: a cada dez pacientes, três não comparecem aos procedimentos

Maior fila, atualmente, é a da ortopedia

Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 26/08/2023 - 14:03 Atualizado em 26/08/2023 - 15:17
Foto: Cristiano Andujar/SECOM
Foto: Cristiano Andujar/SECOM

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, tem operado mais pacientes que entraram na fila por cirurgia eletiva nos últimos meses, proporcionamente, do que os que aguardavam antes do dia 31 de janeiro. Isso acontece, segundo a secretária da pasta, Carmen Zanotto, porque a entrada recente na fila é mais qualificada. 

"Eles [os pacientes] estão com os exames pré-operatórios atualizados e com a clínica para o procedimento cirúrgico qualificada. As dificuldades de operarmos os pacientes mais antigos estão na ausência, que continua ainda em 30% dentro do bloco cirúrgico", detalha a secretária. "A cada 10 procedimentos marcados, três estão faltando", acrescenta.

Ainda conforme Carmen, se todos os pacientes tivessem comparecido aos procedimentos, o número de cirurgias já poderia ter ultrapassado 100 mil - hoje, está em cerca de 76 mil. "Nós estamos fazendo uma série de acordos com o conjunto dos municípios, porque a saúde no país e em Santa Catarina, a gente segue as normas do SUS", pontua.

A maior fila de cirurgias continua sendo a da ortopedia, garante a secretária. "Santa Catarina tinha 18 hospitais que realizavam esses procedimentos, agora, nós temos 30", enfatiza Carmen Zanotto. 

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito