A passagem de um ciclone extratropical entre segunda-feira (08) e terça-feira (09) deve manter o tempo instável e provocar chuva intensa em todas as regiões de Santa Catarina, segundo a Defesa Civil do Estado.
Na tarde e noite de segunda-feira, há risco para temporais com chuva forte, rajadas de vento e queda de granizo, principalmente no Grande Oeste e Planalto Norte. Nestas áreas, não está descartada a ocorrência de tempestades severas. O risco para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica varia de moderado a alto.
LEIA MAIS SOBRE PREVISÃO DO TEMPO:
- SC entra em estado de atenção para avanço de ciclone extratropical
- [Áudio] Calor e chance de chuva em Criciúma e região
Na terça-feira (09), as instabilidades se intensificam. A chuva será persistente e, em alguns momentos, muito volumosa em curtos períodos. O risco é classificado como muito alto a alto para alagamentos e enxurradas, e moderado para deslizamentos.
A intensificação da chuva começa ainda na madrugada pelo Grande Oeste e avança para as demais regiões ao longo da manhã. No litoral, a instabilidade chega entre a manhã e o início da tarde, permanecendo durante todo o dia. Há possibilidade de chuva intensa e acumulados elevados em pouco tempo.
Com o encharcamento do solo, o risco geológico aumenta, especialmente para deslizamentos. A Defesa Civil aponta risco moderado nas regiões da Grande Florianópolis e Litoral Sul, recomendando atenção redobrada em áreas de encosta, taludes rodoviários e locais já mapeados como suscetíveis.
Na quarta-feira (10), com o afastamento do ciclone para alto mar, as instabilidades diminuem e os temporais passam a ocorrer de forma mais isolada. No entanto, o vento de oeste ganha força em grande parte do estado, com rajadas entre 60 e 80 km/h, podendo ser superiores em alguns momentos, conforme aviso emitido pela SDC/SC.
A Defesa Civil recomenda:
- Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!