Santa Catarina deve enfrentar um início de semana marcado por instabilidade devido à atuação de um ciclone extratropical entre segunda-feira (08) e terça-feira (09).
Segundo informações divulgadas pelo site da Defesa Civil de Santa Catarina, os proximos dias devem ser marcados por chuva intensa, ventania e risco de transtornos em várias regiões.
Leia mais sobre previsão do tempo:
- Calor predomina neste domingo e mudança chega só a partir de terça-feira
- Sábado quente marca início do fim de semana em Criciúma
Durante a tarde e noite desta segunda, as primeiras áreas afetadas serão as do Grande Oeste, onde podem ocorrer temporais com granizo, rajadas de vento e chuva forte
Com o avanço do ciclone na terça-feira (09), as instabilidades ganham força em todo o estado. A previsão indica chuva persistente desde a madrugada, com risco alto para alagamentos e enxurradas, especialmente no Litoral e Vale do Itajaí. Nas regiões costeiras, as rajadas de vento podem chegar aos 70 km/h, enquanto o mar deve ficar mais agitado, também conforme a Defesa Civil.

A situação começa a melhorar na quarta-feira (10), quando o ciclone se afasta para alto mar. A chuva perde intensidade, mas os ventos aumentam nas áreas litorâneas e podem atingir 90 km/h, mantendo o risco de destelhamentos e queda de árvores.
A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar os alertas oficiais. Entre as recomendações estão buscar abrigo durante temporais, evitar áreas próximas a árvores e postes em caso de ventania e nunca atravessar locais alagados.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!