Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Chapecoense x Criciúma: Tigre precisa quebrar tabus para seguir vivo no Catarinense

Tricolor carvoeiro busca vitória na Arena Condá para classificar no estadual

Por Davi Brabos Criciúma, SC, 08/02/2026 - 09:00
Nos últimos 18 anos, Tigre só tem uma vitória no Oeste - Foto: Celso da Luz/Criciúma
Nos últimos 18 anos, Tigre só tem uma vitória no Oeste - Foto: Celso da Luz/Criciúma

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

É tudo ou nada! O Criciúma joga a sua vida no Campeonato Catarinense, na noite deste domingo (8). Na Arena Condá, o Tigre precisa de uma vitória diante da Chapecoense para seguir sonhando com o título estadual. A partir das 19h, a bola rola no Oeste do Estado, pelo jogo de volta das quartas de final.

Após sair derrotado por 2 a 1 em casa na última semana, o Tigre busca desfazer um longo tabu para sair com a vaga nas semifinais. Nos últimos 25 confrontos entre as equipes com o tricolor carvoeiro como visitante, apenas uma vitória. O único triunfo aconteceu em 2022, com um 3 a 2 de virada, na Arena Condá.

LEIA MAIS

Caso não vença o jogo deste domingo, o Tigre será eliminado da fase regular do campeonato, e será encaminhado para a Taça Acesc 70 Anos, em busca da vaga na Copa do Brasil. A vitória por um gol de diferença leva a decisão para as penalidades.

O clube que se classificar na Arena Condá irá enfrentar o Brusque nas semifinais, enquanto o eliminado pega o Concórdia, pelas quartas de final da Taça Acesc.

Chapecoense está invicta há sete jogos - Foto: Rafael Bressan/Chapecoense

Transmissão

A partir das 18h, a Rádio Som Maior apresenta o Arena Som Maior, direto da Arena Condá, com a repórter Kamille Rosso. 15 minutos antes do apito inicial, o narrador Rafael Niero assume a jornada esportiva. 

Você pode acompanhar os melhores lances da partida em tempo real, com o lance a lance do Portal 4oito.

Criciúma

O Tigre chega para o confronto após mais uma semana completa de treinamentos. A equipe carvoeira partiu na noite desse sábado (7), com um voo de Florianópolis com destino a Chapecó, após cancelamento do voo previsto para a tarde, por conta do mau tempo.

Criciúma deve repetir 5 titulares do último encontro contra a Chapecoense na Arena Condá, pela Série B de 2025: Foto: Celso da Luz/Criciúma

O único desfalque garantido do Criciúma para a decisão desta noite é o volante Gui Lobo, expulso ainda na primeira etapa do jogo de ida.

O clube contou com o retorno de César Martins, que voltou aos treinos na semana, e ainda tem dúvidas sobre a condição do volante Sandry.

Se bem fisicamente, Sandry pode aparecer no time titular. A posição deve ser feita pelo camisa 20 ou por Jean Irmer, recém-chegado que estreou no segundo tempo do primeiro jogo. Outra opção é Jhonata Robert em uma função mais recuada no meio de campo.

As informações são da repórter Kamille Rosso, da Rádio Som Maior. Com isso, a escalação do Criciúma deve ser:

PROVÁVEL CRICIÚMA: Alisson, Marcinho, Rodrigo e Castán; Willean Lepo, Jean Irmer (Sandry), Eduardo, Marcelo Hermes e Jhonata Robert; Diego Gonçalves e Nicolas. TÉCNICO: Eduardo Baptista

Chapecoense

O Verdão do Oeste vem de mais uma partida pela Série A do Brasileirão. Na noite de quinta-feira (5), a equipe arrancou um empate em 1 a 1 contra o Vasco, em São Januário. Ex-Criciúma, o meia Jean Carlos marcou de falta nos acréscimos do segundo tempo, para garantir mais um ponto para a Chape na tabela. O time esta invicto há sete jogos.

No RJ, Jean Carlos marcou de falta no único no único chute a gol da equipe, e deu o empate para a Chape: Foto: Rafael Bressan/Chape

Para o jogo, a equipe do Oeste tem o zagueiro João Paulo como desfalque, por uma lesão no joelho sofrida no jogo contra o Santos. Ele já não participou do jogo de ida contra o Tigre, e nem do duelo diante do Vasco.

Outro nome que não poderá entrar em campo é o do atacante Maurício Garcez, titular contra o Vasco, pois ele já disputou o Catarinense pelo Avaí e não pode ser inscrito.

Surgem também, como dúvidas, o goleiro Léo Vieira, melhor em campo no Rio de Janeiro, e o atacante congolês Yannick Bolasie, com passagem marcante no tricolor carvoeiro. O goleiro passa por um exame de imagem no tornozelo, enquanto o atacante está aprimorando a parte física.

Por outro lado, a Chape terá um retorno importante: o camisa 10 Giovanni Augusto, que voltou do controle de carga, que o tirou do jogo de ida. Com isso, a Chape deve ir a campo com:

PROVÁVEL CHAPECOENSE: Léo Vieira (Rafael Santos), Éverton, Victor Caetano, Bruno Leonardo, Doma e Walter Clar; Camilo, Carvalheira e Giovanni Augusto; Ítalo e Marcinho. TÉCNICO: Gilmar Dal Pozzo

As informações foram cedidas pelo repórter Mathias Brasil, setorista da Chapecoense na Rádio Oeste Capital, de Chapecó.

Arbitragem

Tigre teve cinco jogos apitados pelo árbitro, mas nunca saiu com a vitória - Foto: Reprodução/Threads/@juliocesarpfleger

Para o confronto de volta, a Federação Catarinense de Futebol (FCF), o árbitro será Júlio César Pfleger, do quadro da CBF. Na cabine do VAR, Bráulio da Silva Machado conduzirá o equipamento.

  • Árbitro: Júlio César Pfleger (CBF)
  • Assistentes: Bruno Muller e João Victor Aparecido Donner Macedo (CBF)
  • Quarto árbitro: Jocemar Klein
  • VAR: Bráulio da Silva Machado

Histórico

Segundo dados do site Meu Time na Rede, o Criciúma teve cinco jogos comandados por Pfleger, entre Campeonato Catarinense e Copa Santa Catarina. O Tigre não venceu nenhum destes jogos. Foram, ao todo, três empates e duas derrotas. Recentemente, ele apitou o empate contra o Brusque, em 3 a 3.

Campeonato Catarinense

Semifinais são conhecidas neste final semana - Foto: Arquivo/4oito

Após os jogos de sábado, foram conhecidos os dois primeiros semifinalistas do torneio: Barra e Brusque. Veja, abaixo, os demais jogos das quartas de final.

Quartas de final

  • Santa Catarina 0 x 1 Barra - Barra classificado
  • Brusque 1 (5) x (4) 1 Concórdia  - Brusque classificado nos pênaltis
  • Avaí x Camboriú - Domingo (8) - 18h
  • Chapecoense x Criciúma - Domingo (8) - 19h

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito