Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Chapecó voltará a fechar o comércio conforme ocupação de leitos de UTI

Município é o que mais tem casos confirmados em SC; com 50% de lotação, bares e restaurantes fecharão as portas
Por Guilherme Nuernberg Chapecó - SC, 21/05/2020 - 11:08 Atualizado em 21/05/2020 - 11:08
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com o número de habitantes parecido com Criciúma, Chapecó disparou e se tornou o município com mais casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina. Em boletim atualizado na manhã desta quinta-feira, 21, o município chegou a 684 casos positivos da doença.

Em entrevista a Rádio Som Maior, a diretora técnica da Secretaria de Saúde de Chapecó, Aldarice Pereira da Fonseca, explicou como a cidade chegou neste número. "No início, as testagens era apenas em pessoas que vinha do exterior, seguimos rigidamente as recomendações do Governo do Estado. Depois, foi ampliada para pacientes internados com Sindrome Respiratória Aguda Grave e posteriormente para profissionais da saúde e gestantes. A partir de abril, o Estado indicou que os testes deveriam ser maiores para sintomaticos respiratórios, ampliamos os testes e o número começou a crescer grandemente", detalhou a médica.

No município, a rotina está praticamente igual a Criciúma. Comércio reaberto mas sem transporte público e aulas em escolas e creches. A única diferença é nos parques, que lá continuam fechados. Mesmo com o número maior que o dobro de casos confirmados, as internações e óbitos na cidade do oeste é menor. Até o momento, duas pessoas perderam a vida por conta do coronavírus e 33% dos leitos de UTI estão ocupados. Criciúma está com 50% de ocupação e seis mortes.

A prefeitura de Chapecó tem um plano elaborado para caso os números se agravem no município. Se a ocupação dos leitos de UTI atingirem 50%, bares e restaurantes voltarão a ser fechados. Com 60% o comércio também fecha as portas. E se o índice chegar a 80%, é decretado lockdown na cidade. "Se for necessário tomaremos medidas mais enérgicas. Esperamos que isso não aconteça", detalhou.

"Os números ainda tem crescido, não na mesma velocidade, mas estão crescendo. Acredito que o fato de ter tido essa explosão [de casos] é porque estamos testando mais", salientou a diretora.

Divulgação dos números de casos confirmados e internações em Chapecó

Chapecó tomou várias medidas desde o início da pandemia, como a criação de ambulatório de campanha e o extensão de horário de atendimento de unidades de saúde e pronto atendimentos. Também foi criado um comitê de acompanhamento. "A parte de Assistência Social também tem feito um papel importante, foram mais de 3 mil atendimentos. A prefeitura também locou um hotel para que pudessem ficar as pessoas que não possui condições de fazer isolamento", ressaltou Aldarice.

Outro medida adotada que chama atenção em Chapecó é o disque denúncia. Ao avistarem pessoas que estão com suspeita ou confirmação de Covid-19 nas ruas, o cidadão pode denunciar. A Vigilância Sanitária receberá a ligação e irá conferir no banco de dados se o nome consta na lista de suspeitos e confirmações. Caso confirme a informação, a vigilância junto com a Polícia Militar visita a casa da pessoa, realiza novamente a orientação e aplica uma multa. "Infelizmente tem pessoas que não tem respeitado as orientações, o isolamento social", contou. 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito