Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Celesc anuncia ações para absorver aumento na demanda dos próximos meses

Temporada de verão traz milhares de turistas a Santa Catarina e põe a prova a rede do Estado
Por Arthur Lessa Criciúma, SC, 21/11/2018 - 15:53 Atualizado em 21/11/2018 - 15:57

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Reconhecido por agrupar alguns dos mais procurados destinos da temporada de verão, Santa Catarina recebe milhares de turistas durante os meses de dezembro a março e, por consequência, esse é o período do ano em que o sistema elétrico do Estado demanda mais atenção, seja pelo aumento da demanda de energia, seja pela maior frequência de eventos que afetam sensivelmente o desempenho do fornecimento de energia, como ventanias e temporais, que tem incidência 35% maior que nas demais estações do ano.

Por conta desse cenário sazonal e bastante desafiador, a Celesc concentra esforços e desenvolve ações específicas, concentradas em três grandes frentes: reforço do sistema, manutenção preventiva e ampliação do número de equipes para atendimento de emergências.

Segundo levantamento da empresa, considerando as últimas cinco temporadas, as ações preventivas resultaram em uma melhoria de cerca de 45% no desempenho dos indicadores de qualidade do serviço prestado entre os meses de dezembro e março.

Ações para o próximo verão

Por meio da Operação Verão, as regiões de Florianópolis, Joinville, Itajaí, Tubarão e Criciúma passam a contar com 36 equipes extras de eletricistas para atender emergências. Em paralelo, a empresa promove a Operação Apoio Técnico, com reforço para as agências regionais que mais registram eventos climáticos adversos, que são Blumenau, Rio do Sul e Mafra, com a contratação de 13 equipes terceirizadas adicionais.

Investimentos

O sistema elétrico de alta tensão catarinense possui aproximadamente 5 mil quilômetros de linhas de transmissão, com cerca de 300 transformadores de potência e capacidade de 7,3 mil MVA para uma demanda atual de 4,6 mil MVA.

Até dezembro, mais duas subestações, sendo uma delas em Sangão, no Sul do Estado, e outra em Canoinhas Rio da Areia, estarão energizadas e vão ampliar essa capacidade.

No sistema de média e baixa tensão, que possui cerca de 150 mil quilômetros de extensão, foram realizadas obras de melhorias e ampliações, contemplando a instalação de 13 novos alimentadores e cerca de 3,5 mil novos transformadores de distribuição.

Destaque também para investimentos no Programa de Automação da Distribuição, que possui:

Prevenção

Além dos serviços de limpeza de faixa, poda e roçada, também foram avaliados os circuitos que apresentaram maior quantidade de ocorrências na temporada de verão passada, para a substituição de equipamentos e a divisão de circuitos elétricos de baixa tensão.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito