Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Celesc afirma que ainda não há informações oficiais sobre o apagão de energia no país

Ao todo, 26 estados brasileiros e o Distrito Federal foram atingidos pela interrupção do fornecimento
Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 15/08/2023 - 09:56 Atualizado em 15/08/2023 - 12:14
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um apagão de energia elétrica atingiu 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, na manhã desta terça-feira (15). Segundo a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou a atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac) - fato que interrompeu o fornecimento. 

Ainda conforme a agência, o Erac é um sistema nacional especial de proteção específico, que atua para manter o equilíbrio entre geração e consumo de energia. O problema de fornecimento, portanto, não está ligado à rede de distribuição da Celesc.

A estatal também informa que o fornecimento de energia está sendo restabelecido e é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional. "Ainda não há informações oficiais sobre a causa que provocou a atuação do Erac", finalizou a empresa. 

Confira a nota completa:

A Celesc informa que por volta das 08h30min uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional provocou a atuação do ERAC interrompendo o fornecimento de energia em Unidades Consumidoras por todo o Estado.

O ERAC - Esquema Regional de Alívio de Carga é um sistema nacional especial de proteção específico que atua para manter o equilíbrio entre geração e consumo de energia.

Destacamos que trata-se de um problema relacionado ao sistema nacional interligado e não está ligado à rede de distribuição da Celesc. 

O fornecimento de energia está sendo restabelecido e é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional (SIN). 

Ainda não há informações oficiais sobre a causa que provocou a atuação do ERAC.

O apagão afetou Santa Catarina, outros 19 estados e o Distrito Federal.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito