Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

CBF afasta assistente após erro na partida entre Botafogo-SP e Criciúma

Profissional marcou impedimento em um lance de ataque promissor
Enio Biz e Geórgia Gava Criciúma, SC, 26/07/2023 - 15:11 Atualizado em 26/07/2023 - 15:47
Foto: Celso da Luz/ Arquivo Criciúma E.C.
Foto: Celso da Luz/ Arquivo Criciúma E.C.

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O polêmico lance na partida entre Botafogo-SP e Criciúma, no dia 17 de julho, em Ribeirão Preto, resultou no afastamento do assistente Jefferson Cleiton Piva da Silva (PR), responsável por marcar o impedimento de Fabinho em uma jogada de ataque promissora da equipe catarinense. No duelo, o Tigre perdeu para o time paulista por 1 a 0. 

O profissional foi afastado das escalas da Série B do Campeonato Brasileiro. A decisão foi anunciada nessa terça-feira (25), conforme documento divulgado pela Ouvidoria de Arbitragem. Diante do lance, após o duelo, o Criciúma entrou com representação, junto à comissão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), pedindo explicações.

"Importante esclarecer que quando o assistente levanta sua bandeira e o árbitro paralisa o jogo, o VAR não produz as linhas virtuais dentro da cabine, já que a decisão em campo interrompe a partida, e todas as situações técnicas (gols, faltas, impedimentos, saídas de bola, etc...) que ocorrem após este momento não têm mais validade. Entretanto, consideramos que visualmente o jogador estava habilitado para a jogada", diz um trecho do parecer. 

LEIA MAIS:

O impedimento em questão, dado pela arbitragem, interrompeu um ataque promissor do Criciúma. Com isso, o clube questionou, no lance, a não aplicação do protocolo VAR, que seria retardar a marcação de infrações com potencial de equívoco, para posteriormente serem analisadas e corrigidas pelo árbitro de vídeo. 

[o texto continua após o vídeo]

Assista ao VAR durante o lance:

O Criciúma solicitou, ainda, o áudio dos árbitros durante a situação para que o clube pudesse ouvir o que aconteceu no momento da decisão. No entanto, quando o assistente levanta sua bandeira e o árbitro paralisa a partida, o VAR não produz as linhas virtuais dentro da cabine, já que a decisão dos árbitros em campo interrompe o duelo. 

Confira o parecer completo da Ouvidoria de Arbitragem:

Parecer completo Botafogo-SP x Criciúma by 4oito on Scribd

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito