Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Carbonífera Catarinense emite nota sobre barragens em Lauro Müller

Empresa afirma que estruturas estão em processo de desativação e cumprem normas de segurança exigidas
Por Arthur Lessa Lauro Müller, SC, 28/01/2019 - 13:32 Atualizado em 28/01/2019 - 13:53

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A empresa Carbonífera Catarinense, de Lauro Müller (SC), emitiu nota, no início da tarde desta segunda-feira (28), tratando da segurança das barragens de mineração da empresa. Uma delas, a Novo Horizonte, foi citada pelo site de informações Spotniks como área de alto risco. A reserva tem capacidade, segundo a publicação, para 64,629 m³ de rejeitos. 

Na nota, a empresa afirma que as duas barragens, Novo Horizonte e Boa Vista, estão em fase de desativação, sendo que a segunda já totalmente aterrada.

Além disso, a Carbonífera Catarinense afirma que "as estruturas foram vistoriadas em novembro de 2018 pelos órgãos competentes" e "cumpre as exigências por parte do órgão fiscalizador, incluindo o protocolo do Plano de Atendimento de Emergências para Barragens de Mineração (PAEBM)".

Confira a nota na íntegra:

A Carbonífera Catarinense Ltda. vem a público prestar esclarecimentos a respeito das barragens de mineração da empresa no município de Lauro Müller (SC). Ambas as barragens estão em fase de descomissionamento (desativação). A barragem Novo Horizonte atualmente encontra-se com apenas 4,5% da área original em operação, em uma área de aproximadamente 100 m². Já a barragem Boa Vista não se encontra mais em operação e está totalmente aterrada. As estruturas foram vistoriadas em novembro de 2018 pelos órgãos competentes. A companhia atende todos os requisitos legais estabelecidos na Portaria Nº 70.389/17 para barragens de mineração, bem como cumpre as exigências por parte do órgão fiscalizador, incluindo o protocolo do Plano de Atendimento de Emergências para Barragens de Mineração (PAEBM) nas Prefeituras Municipais e Defesa Civil dos municípios de Lauro Müller, Orleans, Pedras Grandes, Tubarão e Laguna para ambas as barragens, além do Comitê de Bacias do Rio Tubarão, Tubarão Saneamento, Agência Nacional de Mineração (ANM) e  Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito