Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
Eleições 2020

Candidatos assumem compromissos com o Hospital São Donato

Cada candidato participou de um encontro que durou 30 minutos
Redação
Por Redação Içara, SC, 16/10/2020 - 07:34
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O compromisso de mais recursos para o pronto-socorro e também para a construção do Centro de Diagnósticos por Imagem do Hospital São Donato foi assumido pelos candidatos ao Poder Executivo Municipal de Içara nesta quinta-feira, dia 15. A apresentação das demandas foi realizada durante a reunião mensal dos conselheiros da entidade filantrópica com espaços individuais definidos por sorteio prévio. Foram 30 minutos para cada encontro, na ordem, com Dalvania Cardoso (PP), Arnaldo Lodetti Júnior (MDB) e Alex Ferreira Michels (PSD).
 
Por lei municipal, 50% da arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano de Içara é destinado a manutenção do pronto-atendimento médico do Hospital São Donato. A proposta apresentada aos candidatos é que o repasse seja, a partir de 2021, sobre o valor arrecadado inclusive se for para dívida ativa. Atualmente, o Hospital São Donato realiza em média 4,6 mil atendimentos no pronto-socorro ao mês.
 
Além do IPTU, o Conselho Deliberativo e Fiscal também apresentaram como pleito a garantia de R$ 1,5 milhão em recurso municipal para a ampliação da estrutura e construção do Centro de Diagnósticos por Imagem. Serão investidos R$ 4,8 milhões neste novo prédio, onde ficarão os equipamentos de Raio-X, ultrassonografia e também o tomógrafo adquirido com recursos do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social da Coooperaliança.
 
“O hospital está crescendo e precisa do comprometimento dos futuros gestores para novos avanços, indica o presidente do Conselho Deliberativo, Ronaldo Marcílio Caetano. “Temos que olhar para o futuro da entidade e garantir que tenhamos a estrutura que a cidade precisa. Hoje ainda é preciso deslocar pacientes para outras cidades quando há necessidade de alguns exames. Isso mudará muito em breve”, acrescenta o presidente do hospital, Valmor da Silva.
 
"Precisamos usar a força política para referenciar o hospital e viabilizar financeiramente. Sou parceira", propõe Dalvania Cardoso (PP). "Os projetos apresentados coincidem com o projeto que temos de redução do tempo de resposta aos cidadãos. É um compromisso nosso também", sugere Arnaldo Lodetti Júnior (MDB). "A parceria entre o Município e o Hospital será ampliada cada vez mais para novos serviços. Estaremos sempre à disposição", acrescenta Alex Ferreira Michels (PSD).