Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Câmara cria Comissão Processante contra vereador em Urussanga

Rozemar Sebastião, o Taliano, do PDT, é investigado na Operação Hera, retomou mandato por decisão judicial mas passa a correr risco de cassação
Por Denis Luciano Urussanga, SC, 08/03/2022 - 19:05 Atualizado em 08/03/2022 - 21:27
Vereador Taliano poderá perder o mandato, conforme o resultado da Comissão Processante / Reprodução
Vereador Taliano poderá perder o mandato, conforme o resultado da Comissão Processante / Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Está aberta a Comissão Processante contra o vereador Rozemar Sebastião, o Taliano (PDT), por denúncias encaminhadas pelo presidente do MDB de Urussanga, Vanderlei Rosso, ao Legislativo. A abertura da comissão foi definida por 5 votos a 3 em plenário.

Instalada e composta pelos vereadores Odivaldo Bonetti (PP), Luan Varnier (MDB) e Fabiano De Bona (PSDB), a comissão poderá cassar o mandato do vereador Taliano. A representação teve por base o conteúdo da Operação Hera, deflagrada em dezembro pela Polícia Civil e que apura crimes de peculato, advocacia administrativa, desobediência de decisão judicial, fraude processual e outros, como ações contra o meio ambiente, extravio de documento público e ameaça ou coação contra fiscal da Fundação Ambiental Municipal de Urussanga (Famu).

Taliano fora da votação

Taliano não teve o direito de votar no momento da definição da composição ou não da comissão. Ele foi substituído pelo suplente Erotildes Borges (PDT), e protestou da tribuna. "Sou vítima de uma perseguição. A Justiça me colocou de volta entendendo que esse vereador estava dentro da legalidade. Urussanga sabe o motivo do meu afastamento. Que moral tem o Vanderlei Rosso? Ele mesmo solicitou máquinas para mim, não atendi, se tivesse atendido, ele não me denunciaria?", indagou, citando o autor da representação.

"Eu sou uma pessoa de bem, nunca roubei um centavo de ninguém, ao contrário do senhor", disparou, ainda referindo Vanderlei Rosso. "Eu não tive oportunidade (de roubar) nem se quisesse, mas o senhor como prefeito teve. Tão querendo o meu lugar porque eu defendi o Gustavo? (Luiz Gustavo Cancelier, prefeito afastado). Que moral tem você, presidente do MDB, que está envergonhando a sigla? Você deveria ter vergonha na cara", disse. "Urussanga está vendo", completou. Tão logo foi encerrada a votação, o suplente Erotildes, depois de votar contra o colega de PDT, deixou o plenário e o titular Taliano reassumiu a cadeira.

Na imagem, à esquerda, de camisa azul, o vereador Taliano deixando o plenário na hora do voto / Reprodução

Mais detalhes em instantes. Assista a sessão no vídeo abaixo:

Enquanto isso, a Comissão Processante que estava montada contra os vereadores Odivaldo Bonetti (PP), Fabiano De Bona (PSDB) e Rozemar Sebastião foi suspensa por decisão do Tribunal de Justiça (TJSC), que devolveu os mandatos aos três, que estavam afastados por força de operação policial.

A Comissão Processante contra o prefeito afastado Luiz Gustavo Cancelier (PP) está atuando. Nesta segunda-feira (7), por 2 votos a 1, a comissão definiu pela sequência do processo. O vereador Luan Varnier (MDB), relator da comissão, tem 60 dias para apresentar seu relatório.

Ouça as informações da Câmara de Urussanga com o repórter Enio Biz:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito