Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

BR-285 está 60% executada. Vai chegar a 90% em dezembro

Promessa é do ministro da Infraestrutura, em conversa hoje com parlamentares catarinenses. Prefeito vive expectativa
Por Denis Luciano Timbé do Sul, SC, 15/08/2019 - 14:12 Atualizado em 15/08/2019 - 14:28

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A grande notícia da quinta-feira, 15, para o sul de Santa Catarina repercutiu em cheio em Timbé do Sul. "Eu fui duas vezes no Dnit recentemente e sempre me asseguraram que com toda a certeza a BR-285 ficaria pronta em 2020. Agora veio essa confirmação de Brasília", comemorou o prefeito Roberto Biava, ao tomar conhecimento da confirmação dada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ao Fórum Parlamentar Catarinense (FPC). Em reunião nesta manhã com o presidente Jair Bolsonaro, em Brasília, foi anunciado que a BR-285 estará com a pavimentação concluída entre Timbé do Sul e São José dos Ausentes (RS) em 2020.

Asfalto na área urbana da BR-285 em Timbé do Sul / Divulgação

"Isso é bom demais", destacou o prefeito, empolgado com a notícia. Uma suplementação de R$ 12 milhões foi anunciada para o contrato ainda em vigor neste ano, para garantir que até dezembro a estrada esteja 90% pronta. Segundo o prefeito, a obra já alcançou 60% da extensão. "Sim, em torno de 60%. Mas agora é um momento delicado. Parece que a obra está parada mas não, é o trabalho de estudo dos deslizamentos e encostas", explicou, referindo a razão de poucas máquinas estarem sendo vistas no trecho atualmente.

Confira também - Bolsonaro garante inauguração da BR-285 para 2020

Como exemplo da necessidade do estudo atual, o prefeito relaciona a descoberta feita pelas equipes técnicas contratadas, de que em alguns pontos a serem pavimentados o estaqueamento atinge 22 metros de profundidade. "Isso quer dizer que é necessário, nesses pontos, fazer uma base mais profunda, mais forte, senão a pista não resiste e cede", referiu. Biava tem a informação de que em 20 dias o estudo estará concluído, permitindo então a retomada das obras nas partes altas da BR-285.

Um dos trechos em obras na rodovia / Foto: Denis Luciano / 4oito / Arquivo

Atualmente as frentes de trabalho atuam nas quatro obras de arte do trecho e também no acesso à área urbana de Timbé do Sul, em região plana, onde fazem calçadas e ajustes na pista. "Como liberariam até então mais verba para uma obra que está em estudos?", indagou o prefeito, respondendo a um persistente questionamento da comunidade. "Com essa garantia de agora, mais os R$ 40 milhões que devem ser adicionados ao orçamento de 2020, teremos a conclusão nesse prazo", enfatizou.

Confira também

 

Mais um mês de estudos de contenção com a BR-285 liberada

BR-285 ficará pronta só no fim de 2020

Via Instagram, ministro cita obras na Serra da Rocinha

BR-285: Recursos garantidos e rodovia entregue no começo de 2020

As distâncias que a BR-285 vai encurtar

Metade da obra pronta na BR-285

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito