Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Biônica e Evolução Digital na Jornada acadêmica de Tecnologia da Unesc

Professores doutores Marlon Oliveira e Amilton Arruda ministraram as palestras da noite
Por Redação Criciúma - SC, 24/07/2020 - 11:26
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Jornada acadêmica de Tecnologia da Unesc segue fomentando diálogos sobre temas atuais das áreas de Engenharia, Ciência e Tecnologia. Na noite desta quinta-feira, 23, foi a vez da “Biônica” e da “Evolução Digital” pautarem o evento. A condução ficou por conta da acadêmica de Design da Universidade Nathália Trautmann, e o tema central da Jornada é Inovação para um novo mundo.

A primeira palestra da noite, conduzida pelo professore doutor Marlon Oliveira, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a temática “Evolução Digital” foi destaque. Em sua fala, o docente compartilhou sua experiência acadêmica e profissional, seguindo com uma introdução ao tema e suas relações em mais de 70 países.

Ao trazer o assunto para o Brasil, Oliveira explica que o país pode ser considerado desenvolvido digitalmente, mas com pontos a serem melhorados. “O atraso digital pode ser percebido em atos rotineiros, como pagar um pedágio apenas em dinheiro. No transporte público o mesmo acontece. Apesar de existir o cartão, ele deve ser recarregado com dinheiro em algum lugar”, pontua.

Para o futuro, o professor aponta desafios a serem trabalhados - telemedicina, eComerce, ensino a distância e realidades aumentada e virtual, parte deles potencializados pela pandemia. Para o profissional da tecnologia, o inglês e programação passaram a ser imprescindíveis. A troca de conhecimentos foi acompanhada pelo coordenador adjunto do curso de Ciências da Computação, Luciano Antunes.

Amilton Arruda, da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), iniciou a segunda palestra da noite buscando relacionar seu tema “Biônica” à apresentação anterior, e afirmou que a humanidade já ultrapassou a era do digital, e vive na era do conhecimento. O docente também abordou a pandemia, compartilhou pesquisas estudadas e tratou de revoluções biológicas. “Como, a partir de hoje, poderemos usufruir da melhor maneira o que a natureza pode oferecer à humanidade? ”, questionou. “O mundo e o futuro necessitam que tenhamos este tipo de compromisso”, completou.

 A palestra teve a participação do coordenador do curso de Design – ênfase em projeto de produtor, João Rieth.

Jornada acadêmica de Tecnologia da Unesc

Como estamos nos preparando para o mundo pós-pandemia? Como será o novo normal? Na Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc, dos cursos das áreas de Ciências, Engenharias e Tecnologias será debatida a inovação para um novo mundo.

Nesta sexta-feira (24/7), a última noite de Jornada dá evidencia aos temas “Cenário de Mercado e Estratégias de Mercado” e as “Estratégias de mercado e papel da área tecnológica no cenário pós pandemia”

Assista ao vivo em Youtube.com/unesctv a partir das 19h15.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito