Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Aulas mediadas por tecnologia: novas oportunidades de aprender

Métodos adotados no período de pandemia buscam oferecer o melhor do ensino mesmo em tempos de distanciamento social
Por Redação Criciúma, SC, 08/06/2020 - 14:31
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A expectativa ao ingressar no curso de Fisioterapia era de viver uma nova rotina no campus da Unesc. Maria Correa, de 23 anos, iniciou em 2020 no curso que lhe encantou já nos primeiros dias de aula. O período de contato presencial com professores e colegas foi curto, já que em poucos dias após o início do ano letivo a pandemia chegou à região e foi necessário iniciar o distanciamento social, no entanto, suas expectativas de fazer novos amigos, aproveitar todo o conhecimento dos professores e aprender muito não foram deixados para depois.

As aulas mediadas por tecnologia, para ela, têm servido não só para o aprendizado, mas para dimensionar todo o potencial da Universidade que escolheu e quebrar paradigmas e preconceitos sobre o novo formato. “O conhecimento que estamos recebendo é o mesmo que teríamos em sala de aula. Os professores estão online conosco o tempo todo e nos dão ainda mais atenção. Com interesse nas aulas, temos tirado ótimo proveito”, garante.

O conteúdo compartilhado ao longo das aulas mediadas por tecnologia tem foco, é claro, nas teorias e assuntos que não sofram prejuízo pelo distanciamento entre alunos e professores. “Tem sido muito tranquilo. De minha parte acredito que o contato via tecnologia tenha até ajudado a ficar mais à vontade para fazer perguntas, por exemplo. Além disso, o distanciamento acabou unindo ainda mais a turma, empenhada em se ajudar mutuamente neste período”, acrescenta a acadêmica.

As aulas práticas da grade do curso serão reorganizadas e readaptadas ao calendário da Instituição. O retorno gradual das atividades presenciais será iniciado no dia 8 de junho com cronograma formulado a partir das fases e cursos com mais carga horária a cumprir. Na sequência retornam as atividades no campus grupos nos dias 15, 22 e 29. O retorno completo ainda não tem data confirmada, já que a situação da pandemia na região será acompanhada semanalmente para a decisão final. Enquanto isso ficam mantidas as aulas teóricas mediadas por tecnologia para os demais casos.

Investimentos que viabilizaram o sucesso

Para que seja possível ministrar as aulas mediadas por tecnologia com segurança e qualidade para todas as turmas dos 40 cursos de graduação a Unesc precisou investir em tecnologia e capacitação de professores e colaboradores de forma imediata. Conforme a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, foram quase R$ 510 mil investidos exclusivamente em aquisição de equipamentos, licenças e desenvolvimentos de softwares capazes de receber tamanha demanda.

Ao completar os esforços necessários para a continuidade das aulas e do semestre letivo da Universidade foram realizados, de acordo com Luciane, incansáveis trabalhos de capacitação e apoio aos professores, trabalho com investimento de mais de R$ 70 mil. 

“Nosso corpo docente também tem se dedicado muito para tornar possível o melhor aprendizado ao aluno. Se em tempos normais eles já merecem nosso reconhecimento, nesse período de desafios ainda maiores os professores merecem ainda mais nossa admiração, pois estão se dedicando diuturnamente em prol de aulas claras, didáticas e produtivas mediadas pela tecnologia”, completa.

Cuidado extremo

Já em preparação ao retorno gradativo das atividades no campus a Universidade já investiu na compra de máscaras e álcool para distribuição entre a comunidade acadêmica. No total serão 50 mil máscaras para acadêmicos, 5.600 para professores, 5.600 máscaras para funcionários; 60 mil aventais para estudantes e mais de 505.000 litros de álcool em gel para a comunidade interna.

Os alunos que tiverem aulas práticas ou atuação com a comunidade, assim como os acadêmicos que já retornaram aos estágios obrigatórios, receberão também outros Equipamentos de Proteção Individual específicos para a atuação em saúde.

Outros investimentos

Logo no começo da pandemia, a Universidade providenciou a instalação de mil dispensers de álcool 70 pelo campus. Com o retorno de alguns colaboradores às atividades do campus, a Instituição reforçou os cuidados e a disseminação de informações. Todos os funcionários recebem máscaras de pano e álcool em gel para o uso individual e orientações de uso e de como se proteger da Covid-19.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito