Uma terceira alternativa para solucionar o gargalo do Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça, entrou oficialmente no radar do governo federal. Trata-se da construção de um novo túnel, que usaria a atual pista da rodovia em uma direção e o novo túnel na outra. A informação foi confirmada pelo deputado federal Pedro Uczai (PT), coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, em entrevista na manhã desta segunda-feira (07), ao Programa Adelor Lessa, na rádio Som Maior. “Essa é uma hipótese que o Ministério dos Transportes solicitou à Arteris: a atualização dos projetos para avaliar o impacto de um túnel, considerando o uso da estrutura atual em uma direção e a construção de um novo túnel para o sentido oposto. Isso está sendo estudado tecnicamente e financeiramente”, explicou Uczai.
Até então, estavam sobre a mesa as propostas do contorno e dos dois túneis, ambos com desafios ambientais, técnicos e orçamentários. Com a novidade, três soluções possíveis passam a ser analisadas de forma mais aprofundada durante os próximos 90 dias por uma comissão especial a ser instalada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com possibilidade de prorrogação por mais 30 dias.
Segundo Uczai, o Morro dos Cavalos foi colocado como “prioridade número um” na renovação do contrato de concessão da BR-101 Norte. “Queremos que até o fim do ano haja uma definição técnica e financeira sobre qual é a melhor alternativa e qual o impacto que cada uma trará na tarifa de pedágio. A sociedade quer a obra, mas também precisa saber quanto vai pagar”, afirmou.
A definição do modelo de intervenção no Morro dos Cavalos é considerada estratégica para evitar o colapso da mobilidade no trecho entre o Sul e o Norte do Estado nos próximos anos. A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) lança nesta segunda-feira (07) uma campanha de mobilização para pressionar por uma solução definitiva para o impasse. [após o texto abaixo você acompanha a entrevista em áudio]
O que se sabe até o momento sobre a solução para o impasse do Morro dos Cavalos:
Nova proposta em análise: construção de um novo túnel, usando a pista atual para um sentido e o túnel para o outro.
Outras opções: contorno e projeto de dois túneis já existentes.
Quem decide: comissão especial do TCU terá até 90 dias (prorrogáveis por mais 30) para definir a melhor solução.
Impacto no pedágio: todas as opções estão sendo avaliadas também em relação ao custo para os usuários.
Prioridade: Morro dos Cavalos é a principal obra da bancada federal catarinense na concessão da BR-101 Norte.
Previsão de definição: até novembro de 2025, se não houver atrasos no cronograma.
Ouça na íntegra a entrevista do deputado federal Pedro Uczai (PT):