Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

[Áudio] Novo embaixador honorário busca aproximar Santa Catarina da Itália

Salmi Paladini Neto destaca ideias para projetos de intercâmbio e trocas de conhecimento

Por Davi Brabos 12/11/2025 - 11:47 Atualizado há quase um minuto
Foto: Sophia Rabelo/4oito
Foto: Sophia Rabelo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Neto do ex-prefeito de Araranguá, Salmi Paladini, o advogado Salmi Paladini Neto foi nomeado recentemente, pelo governador Jorginho Mello (PL), como embaixador honorário de Santa Catarina para a Itália. Nesta quarta-feira (12), o advogado concedeu entrevista ao Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, e explicou suas atribuições e projetos.

"O cargo de embaixador honorário do estado de Santa Catarina para a Itália é um cargo de distinção do governo do estado, fui nomeado pelo governador Jorginho Mello e a função é estreitar os laços de Santa Catarina com o país da Itália", explica Paladini Neto. "Eu seria aquela figura, o elo, que faria o contato com as universidades da Itália, para que façam intercâmbios com a Unesc, ou a Unisul, ou outras universidades aqui do sul do estado de Santa Catarina, ou para o estado inteiro", amplia.

Citando o curso de Gastronomia da Unesc, ele já cogita a possibilidade de trazer chefes de cozinha famosos, para que ministrem cursos na instituição. "Aqui na Unesc nós temos então o curso de gastronomia, podemos estar trazendo chefes de cozinhas renomadas, inclusive com identidade Michelin, das estrelas Michelin, para trazer aqui e darem cursos", sugere.

Nomeado recentemente, o advogado ainda revela estar "cru" no cenário político, mas diz estar sempre em contato com o governador e com o secretário Paulo Bornhausen. "Eu fiquei sabendo faz duas semanas e eu fui nomeado pelo governador há pouco tempo, faz apenas dois meses, então eu estou entrando nesse cenário público, da esfera pública, porque na advocacia eu advogo na esfera privada, no direito internacional privado. Então, eu estou indo muito conversar com o Paulo Bornhausen, que é o secretário de articulação internacional do governo do Estado, e com o Jorginho Mello também", destaca.

Ainda na entrevista, Neto destacou o desenvolvimento catarinense em setores, e como isso pode atrair os olhares italianos, proporcionando uma troca de conhecimento. "Nós somos referência, seja em segurança pública, seja também na defesa civil. Chamou a atenção dos italianos, então eles vêm aqui entender o know-how e trazer também na bagagem aquilo que eles têm lá para que a gente possa aprender", finaliza. 

Ouça, na íntegra, a entrevista do embaixador honorário:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito