Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

[Áudio] Governador autoriza abertura de novas delegacias especializadas em Içara e Criciúma

Unidades terão foco no combate à violência contra a mulher

Por Davi Brabos Criciúma, SC, 26/11/2025 - 17:05
Foto: Arquivo/4oito/Divulgação
Foto: Arquivo/4oito/Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Içara e Criciúma receberão novas delegacias da Polícia Civil. O decreto do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), será publicado ainda nesta quarta-feira (26). Na Capital do Mel, a unidade será especializada no atendimento à mulher, com foco no combate à violência. 

Neste ano, Jorginho Mello lançou um plano estadual de combate à violência, com o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel. "Criamos um decreto que estabelece regras para a criação de Delegacias da Criança, do Adolescente, de Proteção à Mulher e ao Idoso em Santa Catarina, e também a divisão das atuais delegacias”, explicou o policial, em entrevista ao Programa Adelor Lessa.

O decreto também definiu um mínimo populacional para a implantação das novas unidades. “As cidades com mais de 300 mil habitantes passarão a ter três delegacias especializadas: uma exclusiva para a mulher, uma para criança e adolescente e outra para adolescente infrator”, destacou Ulisses.

Segundo o delegado-geral, o objetivo da delegacia de adolescente infrator é evitar que jovens infratores sejam atendidos no mesmo espaço que crianças ou mulheres vítimas de violência doméstica.

Criciúma terá duas delegacias especializadas

Criciúma, com mais de 150 mil habitantes, passará a contar com duas delegacias especializadas para vulneráveis, uma para mulheres e outra para crianças e adolescentes. A definição também prevê uma delegacia para municípios com mais de 50 mil habitantes, como Içara e Imbituba, no Sul catarinense. “Vamos abrir uma delegacia especializada no atendimento da criança, do adolescente, da mulher e também do idoso”, reforçou Gabriel.

Em Içara, inicialmente, todos os atendimentos funcionarão em um único prédio. A previsão, porém, é de que a delegacia especializada receba uma estrutura própria em breve.

“O município conta com três delegados de polícia e um psicólogo policial. Um desses delegados, o psicólogo e um grupo de policiais atenderão exclusivamente mulheres vítimas de violência doméstica. Estamos trabalhando com a prefeita Dalvânia para garantirmos uma estrutura própria e ela já se colocou à disposição para fornecer assistentes sociais e profissionais para atuar na rede”, finalizou Ulisses Gabriel.

Ouça, na íntegra, a entrevista do delegado-geral de Polícia Civil, Ulisses Gabriel:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito