Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
Reportagem Especial

[Áudio] Do impacto ao propósito: como o veganismo 'redefiniu' atriz ativista

Natália Rosa relata mudança abrupta e compromisso contínuo com a causa

Por Sophia Rabelo Criciúma, SC, 04/12/2025 - 09:00
Natália Rosa é atriz, ativista e empreendedora | Fotos: Reprodução/Redes Sociais
Natália Rosa é atriz, ativista e empreendedora | Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Movida por uma causa que a atravessou por inteiro, a atriz, ativista e empreendedora, Natália Rosa, transformou o veganismo não apenas em estilo de vida, mas em missão. A visibilidade conquistada nos últimos anos, especialmente após protagonizar a série Xeque Mate, ampliou sua voz, aproximou um novo público e abriu espaço para que ela canalizasse essa paixão em um projeto que se tornaria um marco na própria trajetória: a VEJI.

Atualmente, Natália vive o desafio e o privilégio de unir propósito e profissão, enquanto navega pelos impactos pessoais, sociais e também pelos embates de viver um estilo de vida que, para ela, não é moda, é ética, é consciência e é pertencimento.

LEIA MAIS

“Bastou um único documentário”: o início de tudo

Natália lembra com exatidão o momento que virou sua chave. Para ela, não houve transição suave, houve impacto."Há uns nove anos, eu estava no Facebook ainda, quando eu vi um bocado de gente comentando sobre Cowspiracy, um documentário produzido pelo Leonardo DiCaprio, recém-lançado na Netflix. Ele fala principalmente sobre os impactos ambientais da indústria animal, mas também toca, de maneira leve, nos maus-tratos e nas consequências do consumo de alimentos de origem animal para a saúde. E eu fui arrebatada. Em 10 minutos de filme, eu já tinha certeza de que eu não queria mais contribuir com aquilo", relembrou. 

A atriz brinca que não se tornou vegana “da noite pro dia”, mas “da noite pra noite”. "Pra mim não foi um processo gradual. Foi nos primeiros minutos do documentário e eu já estava disposta a enfrentar qualquer consequência para não fomentar mais essa indústria", comentou ao 4oito.

Naquela mesma noite, Natália mergulhou de cabeça em um universo, até então, novo para ela. "Eu fui buscar mais informações, outros conteúdos, influenciadores veganos, livros, documentários… Eu queria entender tudo e me conectar com quem já vivia dessa forma. E virou meu hiperfoco total", detalhou.

Natália conta como tudo começou

 

Veganismo como missão e impacto em todas as esferas

Ao longo dos anos, o veganismo não só se consolidou como estilo de vida para Natália, mas transformou sua percepção de mundo, suas relações e até suas escolhas profissionais. "O veganismo só me trouxe impactos positivos. Eu sinto que a causa me deu propósito, me deu uma razão maior. Quando a gente sente que encontrou a missão, qualquer dano colateral vira pequeno", frisou. 

Mas, se algo exige mais tato, ela aponta, são as relações humanas. "O que às vezes é mais desafiador são as pessoas, as desinformadas, as que fazem piada, as que desmerecem a causa. Mas mesmo nesses momentos, eu tento enxergar como oportunidade de diálogo, de troca, com clareza, ciência e informação", pondera.

Missão e impacto

 

A VEJI: quando propósito encontra oportunidade

A criação da VEJI, plataforma dedicada à educação, ao acolhimento e à conscientização sobre veganismo, surgiu em um momento de grande virada na vida de Natália.

Em 2025, ao protagonizar a série Xeque Mate, produzida pela Ponto Ação Produções, a atriz ganhou projeção nacional no nicho sáfico e atraiu uma nova comunidade de fãs. Essa visibilidade chamou a atenção da sua equipe, especialistas em infoprodutos e foi aí que a VEJI começou a nascer.

"A Veji é um grande marco pessoal. Desde que me tornei vegana, eu queria me conectar com mais pessoas para tocar a mente e o coração delas sobre a causa animal. Mas eu não sabia como fazer isso de forma estruturada. Aí, nesse boom da série, a minha equipe me apresentou a possibilidade de transformar minha causa em plataforma. Juntas, criamos esse espaço para falar de veganismo de maneira respeitosa, saudável, profissional e eficaz", comentou. 

O projeto, segundo ela, também nasceu como um espaço de acolhimento para essa nova comunidade que chegou através da série."Foi uma junção de propósito e negócio. Tem sido lindo informar, inspirar e, por que não?, converter, entre aspas, mais corações para o lado verde da força", disse. 

Natália fala sobre a VEJI

A evolução do veganismo no Brasil

Natália acompanha de perto o crescimento do veganismo no país e não tem dúvida: houve grande avanço desde que deu seus primeiros passos nessa jornada."O veganismo está em forte crescimento no Brasil e no mundo. As pessoas estão mais conscientes do impacto das próprias escolhas e isso se reflete no mercado. Hoje, é muito mais fácil encontrar produtos, restaurantes e até opções veganas em lugares que não são veganos", frisou. 

Para ela, a mudança é visível e significativa. "Ficou raro entrar em um estabelecimento tradicional e não ter opção. As pessoas têm pesquisado mais, têm produzido cardápios alternativos. Seja por atenção ao boom ou por consciência genuína, o importante é que estamos crescendo. Somos muitos e cada vez mais", disse. 

Atriz fala sobre boom do veganismo

Buscas, interesse e a era da consciência

O aumento nas buscas sobre veganismo no Brasil, na visão de Natália, é fruto direto de um movimento coletivo. "A gente vive a era dos conteúdos. Isso facilita demais o acesso à informação - para o bem e para o mal. Mas, no geral, sinto que as pessoas estão mais atentas às questões sociais, ambientais, às injustiças do mundo", ressaltou.

Ela acredita que, mesmo diante do mau uso das redes por alguns, o saldo é essencialmente positivo."No final das contas, estamos falando mais sobre empatia, respeito, diversidade e responsabilidade. E isso, para mim, é maravilhoso", acrescentou.

A era da consciência


Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito