Uma audiência pública será realizada ainda em outubro para debater os gargalos na BR-101 e Morro dos Cavalos. Segundo o deputado federal Luiz Fernando Vampiro, em entrevista à Rádio Som Maior no Programa Adelor Lessa, a Comissão de Indústria, Comércio e Serviço da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (30) o encontro.
A justificativa para a realização da audiência foi a relevância da rodovia para o escoamento da produção do Sul do país e do Mercosul.“Todo o escoamento da produção, tanto de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, e do Paraná também, do Mercosul como um todo, tem como via de escoamento única, exclusivamente quase que a BR-101, e esse gargalo efetivamente preocupa muito”, afirmou.
Conforme o deputado, a pauta foi aprovada na reunião da comissão nesta semana e reunirá representantes de órgãos e empresas envolvidos no processo de duplicação e licenciamento do trecho do Morro dos Cavalos. Como, representante do Ministério dos Transportes, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, o presidente do Ibama, o diretor-geral da ANTT, Guilherme Sampaio, o CEO da CCR ViaCosteira (Motiva),o CEO da Arteris.“Esses são os seis atores que estão mais envolvidos nesse momento que nós temos efetivamente que ouvir e interagir entre si”, explicou.
A intenção é que, por meio da audiência, os órgãos prestem esclarecimentos sobre o andamento dos processos relacionados à obra, como licenciamento ambiental, concessões e contratos. “A gente quer tirar dúvidas, consolidar esses posicionamentos, alinhar e relatar os andamentos dos processos que nós temos de forma paralela em cada órgão”, destacou. O deputado também mencionou que nesta semana será protocolado um novo pedido no TCU sobre o tema. “Toda semana, ações do Morro dos Cavalos em Brasília”, reforçou.
Ouça na íntegra a entrevista com o deputado federal, Luiz Fernando Vampiro: