Através do deputado estadual Rodrigo Minotto, o município de Içara vai realizar, na próxima sexta-feira (11), no bairro Poço Oito, uma audiência pública para discutir a qualidade e precificação do fumo no estado. Em Santa Catarina, o plantio de fumo acontece em mais de 60% das cidades, e é fonte de renda para famílias e produtores. No Sul do Estado, os principais produtores são Içara e Orleans.
O principal ponto a ser batido na reunião será a precificação do produto, principalmente a divisão por categoria, na qual o objetivo é fazer o preço ser definido ainda na lavoura do agricultor. " O produtor recolhe a sua mão de obra, coloca em cima de um caminhão, paga o frete, tem uma expectativa de que a classificação daquela fumaça que ele apresentou é maior. E às vezes há uma divergência nessa questão da classificação, e causando um prejuízo ao produtor", explica o deputado, ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior.
De acordo com Minotto, o objetivo da audiência é ouvir os produtores, e assim poder dar encaminhamento ao projeto de lei. “Buscar um entendimento para que logo a gente possa encaminhar ao plenário esse projeto de lei. Eu quero preparar o relatório logo após essa audiência pública”, destaca o parlamentar. O encontro acontece na próxima sexta-feira (11), a partir das 14h, no Salão São Judas Tadeu, no Bairro Poço Oito.
Ouça, na íntegra, a entrevista do deputado: