Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

As cinco principais áreas que o contador pode seguir

No Dia do Contador, coordenadora da Esucri comenta sobre a importância do profissional de Ciências Contábeis
Redação
Por Redação Criciúma, SC, 22/09/2020 - 19:19
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Profissional que estuda e avalia as atividades financeiras de uma empresa, o contador tem seu lugar de destaque no mercado de trabalho. Nesta terça-feira, dia 22, comemora-se o dia deste profissional, cujo trabalho tem ainda mais reconhecimento e importância durante a pandemia, já que ele é responsável por elaborar as informações financeiras, patrimoniais e econômicas de pessoas físicas e jurídicas.

De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Esucri, Jádina de Nez, o profissional contábil é muito mais que seu trabalho com questões tributárias com planilhas e cálculos. Ele é o “coração” de tudo. “Em tempos de valorização extrema da informação fidedigna e relevante, a atuação do contador é essencial, principalmente na gestão de empresas públicas ou privadas, independente do segmento ou porte de tais empresas”, comentou.

A Esucri oferece o curso de Ciências Contábeis, com o objetivo de suprir as demandas da região.  Após a conclusão da graduação, o profissional deverá obter, por meio de exame de suficiência junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC), a licença para assinar e se responsabilizar pelas informações contábeis. O órgão que também regulamenta a profissão é o Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Confira as principais áreas que o profissional contábil pode seguir:

Contador

Este profissional pode atuar na Contabilidade Pública, Rural, Hospitalar, Industrial, Comercial, Imobiliária, de Seguros, de Serviços, de Transportes, de Entidades sem Fins Lucrativos, etc. Ele pode, ainda, auxiliar também pessoas físicas na Declaração de Imposto de Renda.

Auditor

Uma das áreas que mais cresce na profissão contábil, o auditor realiza a análise detalhada da aplicação de recursos financeiros, que vão desde a avaliação da forma como tais recursos são aplicados e administrados até a identificação de falhas nos processos de controle orçamentário.

Perito Contábil

O profissional fará a avaliação diagnóstica que pode comprovar desvio ou má utilização de recursos financeiros.

Analista Financeiro

O profissional contábil poderá atuar como analista econômico-financeiro das entidades em três ângulos: análise de crédito, análise de desempenho e análise de investimento.

Consultor

Pode-se atuar como consultor em especialidades como controladoria, tributária, comércio exterior, contabilidade aplicada e internacional, tecnologia da informação voltada a área, entre outras.