Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

As 10 cidades planejadas mais famosas do mundo

Confira as cidades planejadas que dão show de organização
Por Redação Criciúma, 23/02/2020 - 16:15 Atualizado em 24/02/2020 - 16:18

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O conceito de cidade planejada não é recente e é garantia de bom funcionamento no futuro. Trânsito, falta de espaço e pouca área verde são alguns dos problemas que são facilmente evitados quando se tem um bom planejamento das moradias e serviços antes da construção do projeto.

Quando se fala em cidade planejada, naturalmente pensamos em Brasília, capital do país. Uma de suas inovações foi ter dividido a cidade em blocos numerados e setores para cada atividade, como o Setor Bancário, por exemplo.

Entretanto, há muitos outros exemplos mundo afora. Confira os principais:

Dubai, Emirados Árabes Unidos

A cidade é uma das maiores referências mundiais em tecnologia e riqueza. Seus prédios chamam a atenção pelo tamanho e design inovador. Um dos melhores exemplos é o Burj Khalifa, o maior prédio do mundo, com incríveis 828 metros de altura e 160 andares. Para a construção do arranha-céu, foi necessária a quantia de US$ 4,1 bi.

O maior desafio é a obtenção de água, já que a única fonte é a salgada oriunda do Golfo Pérsico. O processo mais fácil é a dessalinização, sendo que o país realiza tal procedimento com 4 bilhões de garrafas de água ao dia. Como o clima é desértico, toda a área verde local necessita de uma irrigação muito precisa e pontual.

Outro ponto marcante de Dubai é o Burj Al Arab, hotel construído em uma ilha artificial própria. O incrível é que sua estrutura lembra a vela de um barco.

Zurique, Suíça

Com população beirando os 400 mil habitantes, a cidade é tida como uma das melhores cidades para se viver do mundo. Completa em termos econômicos, tecnológicos, didáticos e culturais, Zurique tem uma das principais bolsas de valores europeias.

Também possui um dos melhores sistemas de transporte público do mundo. Como os suíços são famosos pela pontualidade, é raríssimo ver os trens se atrasando.

Localizada entre o Lago Zurique e o Rio Limmat, a metrópole possui 40 balneários espalhados por todos os cantos. Existem várias opções: só para homens, só para mulheres e para famílias.

Apesar de não ter nada a ver com o planejamento da cidade ou tecnologia, não tem como não citar os queijos e os chocolates suíços: simplesmente imperdíveis.

Auroville, Índia

A comunidade experimental ficou famosa ao redor do mundo por não ser regida por qualquer forma de política, religião ou dinheiro. Foi inaugurada em 1968, com a presença de pessoas de 123 nações diferentes.

Localizada no sul da Índia, é impossível não mencionar o crescimento de sua população: hoje, gira em torno dos 50 mil habitantes, de ao menos 50 nacionalidades diferentes.

Surgiu graças à mente de Mirra Alfassa, apelidada por seus moradores de “mãe”. Ela queria construir um povoado que se dedicasse à busca de uma vida mais calma e harmoniosa.

Em seu centro, há o Matrimandir, “Templo da Mãe Divina”, local para meditação e de alta espiritualidade, com 30 metros de altura.

Amsterdã, Holanda

A capital holandesa se destaca pela série de barreiras e canais que impedem que a cidade seja inundada, já que está localizada abaixo do nível do mar. No total, são 165 canais e 1.281 pontes.

Uma curiosidade é que as bicicletas são tidas como o principal meio de locomoção da cidade. São mais de 760 km de ciclovias espalhadas por toda a cidade, facilitando a sua circulação.

Songdo, Coreia do Sul

Tida como a cidade mais sustentável do mundo, se destaca por seu viés ecológico, focando em diminuir a emissão de gases do efeito estufa. Por isso, quase metade da cidade é coberta por área verde.

Suas estruturas foram pensadas para que seus moradores não precisassem utilizar carros, integrando um sistema completo de ciclovias a uma rede de compartilhamento de carros elétricos.

 

 

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito