Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui

Aplicativo de Içara é apresentado em conferência internacional

Ferramenta faz parte do Banco Social, iniciativa que reaproveita materiais de construção. Evento tratou dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Vitor Netto
Por Vitor Netto Brusque, SC, 20/02/2020 - 17:15Atualizado em 20/02/2020 - 18:12
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Um projeto pensado na solidariedade de cidadão para cidadão. Assim que é o Banco Social, produto oferecido pelo aplicativo Rever e em atividade em Içara. No Banco Social, os moradores doam para outros cidadãos sobras de materiais de construção, assim, ajudando uns aos outros. O projeto foi apresentado em uma Conferência Brasil & Alemanha sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) em Brusque, nesta quinta-feira, 20.

O aplicativo Rever foi criado pela Appso Tecnologia e tem diversas funcionalidades que motivam contribuir com a sociedade. “A ideia original é de colaborar com a sociedade, ou seja,  trabalhar com causas sociais. A própria Appso tem como objetivo de criar Apps sociais, para gerar facilidades para o cidadão”, comenta o sócio fundador da startup, Fabrício Cardoso de Jesus. 

O aplicativo Rever funciona nas cidades de Criciúma, Morro da Fumaça e Içara. No município içarense, o Banco Social foi instalado em setembro e já apresenta bons resultados. “O aplicativo foi uma demanda do próprio governo do município e o principal objetivo é de o cidadão ajudar o cidadão”, explica Fabrício. 

O Banco Social serve para que os cidadãos que realizaram uma obra ou uma reforma e que tem materiais que sobraram da construção, possam cadastrar esses itens no aplicativo e assim doar para outras pessoas que necessitam deste material. “O cidadão pega a sua sobra e doa para quem precisa. Ele doa pelo aplicativo e a prefeitura coleta e entrega para a outra pessoa que está necessitando”, completa. 

Conferência internacional 

O projeto do Banco Social foi apresentado em uma Conferência Brasil & Alemanha sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). No evento, diversos projetos foram apresentados para representantes de ambos os países. “É gratificante ver que o nosso trabalho está tendo essa experiência de ver o projeto sendo apresentado para diversas pessoas”, enfatiza Fabrício.