Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Alerta! Apenas três leitos de UTI disponíveis na região Sul

Doenças respiratórias são responsáveis pelas internações, SC soma 28 mortes por gripe

Por Maria Eduarda Santana 14/05/2025 - 08:11 Atualizado há 3 horas
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O estado de Santa Catarina enfrenta uma situação delicada nos hospitais públicos. Nas redes, a taxa de ocupação dos leitos de UTI adulta está no limite, em diversas regiões do estado. Na grande Florianópolis e na região Norte, por exemplo, não há vagas disponível nos hospitais, enquanto no Sul, entre Tubarão e Araranguá, há apenas três leitos disponíveis, sendo todos eles em Criciúma. 

Conforme informações passadas pelo secretário estadual de Saúde, Diogo Demarchi, nesta quarta-feira (14), a maioria dos casos está relacionada a doenças respiratórias. A situação aconteceu mais cedo, em relação aos últimos anos. “Nem chegamos oficialmente ao inverno e já enfrentamos uma sobrecarga grave no sistema hospitalar, principalmente nas UTIs para adultos", relatou o secretário, ao Programa Adelor Lessa.

Demarchi ressaltou que o governo estadual vem atuando com planejamento desde o início da gestão e reforçou que Santa Catarina foi o estado que mais abriu leitos de UTI no Brasil em 2023, foram 264 novos leitos. "Foi por conta dessa abertura que nós não estamos em colapso hoje," afirmou. 

Vacina como solução

A principal causa da alta demanda, conforme Demarchi, é o aumento dos casos de síndromes respiratórias agudas. Ele ressaltou que muitos dos internados não estão vacinados contra a gripe. “Muitas vezes, as pessoas tem aquela sensação de que gripe não mata. Não, ela mata e mata jovens, não só idosos", alertou o secretário. Dados repassados pelo secretário apontam que em 2024, a influenza matou 128 pessoas no estado, enquanto este ano o número de mortes foram 28. 

A vacina contra a gripe está disponível em Santa Catarina para toda a população. Conforme a informação, a vacina protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil e previne os casos graves das doenças respiratórias.

Ouça na íntegra a entrevista com o secretário estadual de Saúde, Diogo Demarchi: 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito